CNJ proíbe cartórios de recusar celebração de casamento civil entre homossexuais

Imagem:

Compartilhar:

Lei do Casamento Igualitário entra em vigor no Uruguai

Criado em 05/08/13 13h39 e atualizado em 05/08/13 13h48
Por Agência Brasil* [2] Edição:Denise Griesinger

Brasília  – A partir de hoje (5) entra em vigor no Uruguai a Lei do Casamento Igualitário, que permite a união de casais homossexuais. Aprovada há quatro meses, a lei foi proposta pela coalizão de esquerda Frente Ampla, que apoia o governo, e teve respaldo dos parlamentares de oposição.

Com a entrada em vigor da lei, o Registro Civil uruguaio começará a receber as primeiras inscrições para iniciar os trâmites legais e determinar a data da cerimônia. A legislação foi aprovada no dia 10 de abril pela Câmara dos Deputados uruguaia após tramitar pelo Senado e no dia 3 de maio foi promulgada pelo presidente José Mujica.

Pela nova legislação, a instituição do matrimônio "implicará a união de dois cônjuges, independentemente do gênero e da orientação sexual destes, nos mesmos termos, com iguais efeitos e formas de dissolução estabelecidas até o momento pelo Código Civil".

Leia também no Portal EBC

Municípios pequenos registram maiores avanços em educação [3]

Desmilitarização: especialistas propõem uma nova polícia [4]

Moradores da Favela do Moinho derrubaram muro para construção de rota de fuga em caso de incêndio [5]

O casal uruguaio Sergio Miranda, 45 anos, e Rodrigo Borda, 39 anos, que vivem juntos há 14 anos em Montevidéu, espera ser o primeiro casal homossexual a se unir oficialmente, após inscrição no Registro Civil.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou a legalização da maconh [6]a [7]. A proposta seguiu para votação no Senado. Se aprovada, o Uruguai será o primeiro país em que o Estado controlará a produção e a venda da droga.

*Com informações da Telesur [8]

Edição: Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário