O presidente do Equador, Rafael Correa, concedeu entrevista exclusiva à Empresa Brasil de Comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Equador defenderá criação de centro de arbitragem na Unasul

Criado em 29/08/13 16h03 e atualizado em 29/08/13 16h07
Por Leandra Felipe* Edição:Nádia Franco Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC [2]

Bogotá – O presidente do Equador, Rafael Correa, defenderá amanhã (30), na sétima reunião de cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a criação de um centro de arbitragem regional. A reunião da Unasul começou hoje (29), com a presença dos chanceleres dos países intregrantes do bloco. A cúpula presidencial será nesta sexta-feira em Paramaribo, capital do Suriname.

"É urgente [a criação] de centros de arbitragem. Espero que entendamos que essa é uma forma de não estarmos em função de multinacionais”, disse Correa na última terça-feira (27), em conversa com jornalistas. O chefe do governo equatoriano lembrou que já havia proposto a criação de um centro de resolução de conflitos que permita aos países sul-americanos defender-se de abusos cometidos por corporações multinacionais.

Leia também no Portal EBC

Às vésperas de tomar posse na OMC, Azevêdo define nomeações de sua equipe [3]

Diário Oficial publica portaria removendo ex-encarregado de Negócios na Bolívia [4]

Iraque vive em clima de disputa política e econômica, diz embaixador brasileiro [5]

Iraque: ataques deixam pelo menos 75 mortos e 200 feridos [6]

Correa citou como exemplo a demanda da Chevron, empresa petroleira dos Estados Unidos, contra o Equador, apresentada na Corte Internacional de Haia, na Holanda. A empresa recorreu ao tribunal internacional após ter perdido um processo na Justiça do Equador sobre crime ambiental.

Multada por danos ambientais causados à Amazônia equatoriana, a Chevron recorreu à instância internacional para não pagar a multa de US$ 19 milhões. “Essa petroleira perde um processo privado nas cortes nacionais e ainda assim nos leva a um centro de arbitragem internacional”, reclamou Correa.

*Com informação da Andes, agência pública de notícias do Equador
Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário