one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marcel Biato

Imagem:

Compartilhar:

Diário Oficial publica portaria removendo ex-encarregado de Negócios na Bolívia

Criado em 29/08/13 07h45 e atualizado em 29/08/13 07h59
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Marcel Biato
Ministro das Relações Exteriores disse que Marcel Biato vai trabalhar no Brasil, mas não informou em que função (Site Embrapa - www.cpap.embrapa.br)

Brasília – O ex-embaixador do Brasil na Bolívia Marcel Fortuna Biato e o ex-encarregado de Negócios no país Eduardo Paes Saboia, foram retirados dos postos por determinação do Ministério das Relações Exteriores. O Diário Oficial da União, em sua edição de hoje (29), seção 2, publica a portaria. A remoção dos diplomatas ocorre no momento em que há uma crise causada pela retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz (a capital).

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, disse ontem (28) que Marcel Biato vai trabalhar no Brasil, mas não informou em que função. Anteontem (27), a Presidência da República retirou a indicação de Biato para ser o novo embaixador do Brasil na Suécia.

Leia também no Portal EBC:

Iraque: ataques deixam pelo menos 75 mortos e 200 feridos

Marco Jurídico para a Paz recebe aval da corte colombiana

Panamá: transporte de armamento em navio norte-coreano viola normas da ONU

Saboia está afastado das funções diplomáticas enquanto é alvo de investigações pela comissão de sindicância, formada por um auditor fiscal e dois embaixadores, que apuram sua atuação no caso de Pinto Molina.

A crise causada pela retirada de Pinto Molina da Bolívia, provocada pela decisão de Saboia de coordenar a saída do boliviano da embaixada brasileira, onde ficou por quase 15 meses, gerou a substituição do ex-chanceler Antonio Patriota por Figueiredo. Para setores do governo, a iniciativa de Saboia indicou quebra de hierarquia e desrespeito às instâncias superiores do Itamaraty.  

Porém, Saboia disse ter tomado a iniciativa porque o quadro se agravava com o fato de o senador boliviano estar deprimido e indicar que pretendia se suicidar. O diplomata disse que tomou a decisão por razões humanitárias.

Saboia pode ser alvo de uma série de punições que podem ir de uma simples advertência oral, passando por uma escrita, suspensão temporária e até exoneração da carreira. Com mais de 20 anos de carreira, o diplomata é elogiado por superiores e colegas, como um profissional sério, dedicado e disciplinado. Nos últimos meses, ele se queixava da tensão causada pela indefinição sobre Molina.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário