Ditador chileno Augusto Pinochet

Imagem:

Compartilhar:

Chile: pesquisa aponta piora na imagem da ditadura Pinochet

Criado em 03/09/13 16h12 e atualizado em 03/09/13 17h19
Por Prensa Latina [2]

Ditador chileno Augusto Pinochet
(Télam)

A porcentagem de chilenos que responsabiliza o ditador Augusto Pinochet do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 aumentou para 41%, cerca do dobro de 10 anos atrás, segundo resultados de uma pesquisa divulgados nesta terça-feira (03).

A pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos da Realidade Contemporânea (Cerc) aponta que apenas 9% dos cidadãos considera que foi o presidente Salvador Allende o causador do golpe, devido à medidas aplicadas por seu governo. O estudo divulgado nesta terça-feira mostrou que cerca de 26% dos cidadãos consultados escolheu a opção “não sabe / não responde”.

Leia também:

ONU pede ao Chile devolução de terras ancestrais aos indígenas [3]

Em outra das variáveis, 56% dos chilenos afirmaram que os 17 anos da ditadura militar foram ruins, 21% classificaram como regulares e apenas 8% avaliaram o período positivamente. Apenas 15% não quiseram responder.
“Houve uma piora da imagem de Pinochet (…) e se manteve o olhar negativo contra o regime”, opinou Carlos Huneeus, diretor da Cerc, ao avaliar os resultados do estudo, realizados às vésperas dos 40 anos do golpe de Estado.

Durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) mais de três mil pessoas foram assassinadas, mais de 1200 desaparecidas e mais de 100 mil torturadas.

Na opinião do juiz Juan Guzmán, que conseguiu processar Pinochet, ainda que não possa sentá-lo no banco dos réus, o número de pessoas torturadas pode ser muito maior, já que se deve considerar também  a tortura que sofreram milhares de cidadãos cujos familiares foram maltratados, desaparecidos e assassinados. “É uma tortura indireta, mas também brutal, e a soma pode ultrapassar as 200 mil pessoas”, afirmou em entrevista recente à agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário