Tufão Hayden deixou rastro de destruição em áreas que se recuperavam de terremoto de 7,1 graus na escala Richter, registrado em outubro

Imagem:

Compartilhar:

Tufão nas Filipinas: governo confirma 1,8 mil mortes e teme surtos de doenças

Criado em 13/11/13 09h02 e atualizado em 13/11/13 09h05
Por Portal EBC*

O número de mortes admitido pelo governo das Filipinas após a passagem do tufão Haiyan, localmente chamado de tufão Yolanda, foi elevado a 1.833 nesta quarta-feira (13). Os feridos são 2.623 e 84 estão desaparecidos. O número é inferior às estimativas de instituições internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), que trabalham com estimativas ainda mais trágicas, de até 10 mil mortes.

As informações divulgadas nesta quarta vieram do Conselho para a Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, que atualiza os dados diariamente, à medida em que há confirmações e vítimas encontradas. Em entrevista do presidente do país, Benigno Aquino, a estimativa das autoridades locais é de que haja entre os 2.000 e os 2.500 mortos.

O tufão nas Filipinas deixou um rasto devastador na sexta-feira (8) em sua passagem pelo arquipélago. Até 11 milhões de pessoas foram afetadas, segundo a ONU. Foram deslocados 673 mil.

Relatos de agências internacionais de notícias descrevem ação de autoridades e instituições religiosas realizando enterros em massa, em valas comuns, com o objetivo de evitar surtos de doenças e epidemias. Pelo menos 150 corpos não identificados pelas autoridades filipinas foram enterrados em tais condições perto da igreja de Palo, na ilha de Leyte, segundo a agência EFE. Ao cenário de destruição, soma-se o odor de cadáveres espalhados pelas ruas sob os escombros.

O risco de epidemias de doenças como gripe e cólera são motivo de preocupação. Chuvas nos últimos dias em Tacloban e nas povoações vizinhas vem dificultando as buscas por vítimas e a circulação de alimentos e de ajuda.

Com informações da Agência Lusa

 

Confira também:

Tufão nas Filipinas: socorristas têm dificuldades na busca por sobreviventes [7]

Confira nove formas de ajudar as vítimas do tufão nas Filipinas [8]

Tufão Haiyan pode ter provocado mais de 10 mil mortos só na província de Leyte [9]

Vietnã se prepara para chegada de tufão Haiyan e desloca 600 mil pessoas [10]

Comissão Europeia oferece ajuda de urgência a Filipinas após tufão [11]

Mortos em tufão nas Filipinas chegam a 1.200, segundo Cruz Vermelha [12]

Tags:  tufão [13], Tufão Haiyan [14], vítimas [15], Filipinas [16], tufão nas Filipinas [17]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário