vírus ebola

Imagem:

Compartilhar:

República Democrática do Congo confirma primeiros casos de Ebola

Criado em 27/08/14 16h17 e atualizado em 27/08/14 16h32
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje (27) uma nota em que afirma que o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo notificou ontem (26) a entidade sobre a ocorrência de um surto de ebola na província de Equateur.

Entre os dias 28 de julho e 18 de agosto, 24 casos suspeitos de febre hemorrágica, incluindo 13 mortes, foram registrados. O primeiro deles foi o de uma mulher grávida, da vila de Ikanamongo, que manipulou a carne de um animal silvestre que seu marido havia matado. Ela logo acabou adoecendo e morrendo de uma febre hemorrágica então não identificada, em 11 de agosto. De acordo com a OMS, na semana seguinte, vários trabalhadores de saúde que tiveram contato com ela apresentaram sintomas similares e acabaram morrendo, assim como alguns parentes e pessoas que tiveram contato com a vítima durante o funeral, totalizando 13 óbitos. Os outros 11 casos estão sendo tratados em centros médicos isolados.

Veja também no Portal EBC:

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus [2]

Ebola: o vírus pode chegar ao Brasil? [3]

Ebola: conheça a doença e seus sintomas [4]

Amostras de exames dos casos suspeitos foram enviadas para laboratórios em Kinshasa e no Gabão para confirmação da doença e do tipo de vírus.

Segundo as informações fornecidas pelo Ministério da Saúde congolês, nem a mulher grávida ou as outras pessoas infectadas pela doença estiveram nos países da África Ocidental (Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa), onde acontece o surto de ebola, nem apresentam história de contato com pessoas de áreas afetadas. Por isso, as autoridades de saúde locais acreditam que o surto de ebola no Congo não tenha relação com o surto da doença na África Ocidental.

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo enviou equipes para monitorar e avaliar a situação na área. O rastreio dos contatos já começou e 80 indivíduos estão sendo acompanhados. O tratamento de pacientes está em curso e ações de prevenção e controle de infecção estão sendo realizados com o apoio da OMS.

* Com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário