O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro do Lesoto denuncia golpe, foge e pede intervenção militar

Criado em 01/09/14 13h15 e atualizado em 01/09/14 13h31
Por Danilo Macedo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane
O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane (Foto: Sarah Fretwell/UN Photo)

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, fugiu para a África do Sul e denunciou um golpe militar contra seu governo no sábado (30). Hoje (1º), Thabane pediu à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, da sigla em inglês), que engloba 14 países do Sul do continente africano, para intervir no país, enviando forças de paz.

O Lesoto é um país africano incrustado no território da África do Sul, com área de 30 mil quilômetros quadrados, pouco maior do que o estado de Alagoas. Sua população, de aproximadamente 2 milhões de habitantes, é uma das mais homogêneas etnicamente do continente, sendo formada em 99% pela etnia basoto.

Veja também no Portal EBC:

ONU alerta: violência fez mais de 1.400 mortos em agosto no Iraque [3]

Fukushima: municípios aceitam construção de depósitos temporários [4]

Bashar Al Assad pede a novo governo sírio foco na segurança e reconstrução [5]

Com território montanhoso, que chega a 3 mil metros de altitude, as principais atividades econômicas do país são a agricultura e a criação de ovelhas. Além disso, os recursos enviados por lesotenses que trabalham em minas e fábricas sul-africanas representam 26% do PIB. A expectativa de vida da população não chega a 50 anos de idade.

Samonyane Ntsekele, secretário-geral do partido do primeiro-ministro, que está em Pretória com Thabane, disse que a situação está fora de controle neste momento. “Não basta enviar uma missão [diplomática]. É necessária a intervenção de soldados”.

O Exército negou o golpe de Estado e qualquer intenção de tomar o poder. Em Pretória, Thabane se reuniu, ontem, com ministros dos Negócios Estrangeiros da SADC, em um encontro de urgência para avaliar a situação no país.

O ministro da Função Pública do Lesoto, Motloheloa Phooko, disse que assume a função de primeiro-ministro em exercício, conforme previsto no “protocolo do Executivo”, no caso de ausência do primeiro-ministro e do vice-primeiro-ministro - que estão na África do Sul.

*Com informações da Agência Lusa

Editor: Denise Griesinger

Tags:  Internacional [1], Lesoto [6], África do Sul [7], golpe militar [8], Golpe de Estado [9], golpe [10], África [11], intervenção [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário