Manifestação realizada nesta quarta-feira (26) em frente ao Congresso Nacional, trouxe novas pautas, um dia após o arquivamento da PEC 37 pelo Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Entenda o que é a PEC 33

Criado em 01/07/13 14h53 e atualizado em 04/07/13 17h22
Por Renata Martins Fonte:Portal EBC

Após arquivamento da PEC 37 novas pautas são levantadas em Brasília
Manifestação realizada nesta quarta-feira (26) em frente ao Congresso Nacional, trouxe novas pautas, um dia após o arquivamento da PEC 37 pelo Congresso Nacional (Leandro Melito - Portal EBC)

Depois da rejeição da PEC 37 [2] pela Câmara dos Deputados, uma nova proposta entre na mira das manifestações. A proposta de emenda constitucional n° 33 de 2011 [3], a PEC 33, já é vista nos cartazes dos protestos pelo Brasil.

A proposta pretende limitar os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), submetendo algumas decisões da Corte ao Congresso Nacional. Com a aprovação da PEC 33, três artigos da Constituição [4] serão alterados. Após a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, uma crise entre os Poderes Legislativo e Judiciário foi instalada.

Leia mais:

 - Gilmar Mendes diz que "é melhor fechar STF" se Legislativo aprovar PEC 33 [5]

- Toffoli dá 72 horas para Câmara se manifestar sobre PEC envolvendo STF [6]

- Senado entra com recurso pedindo que Gilmar Mendes reconsidere decisão [7]

- PPS aciona STF contra proposta que limita poderes da Corte [8]

- Presidente da CCJ diz que polêmica é “tempestade em copo d’água” [9]

A PEC altera a quantidade mínima de seis para nove votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para declaração de inconstitucionalidade de leis e submete a decisão à aprovação do Congresso Nacional, em caso de emendas à Constituição. De autoria do Deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a proposta também condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à aprovação pelo Poder Legislativo.

A proposta aguarda a criação da comissão especial para analisar a matéria. De acordo como regimento interno, compete ao presidente da Câmara designar a comissão, no entanto, a norma não determina prazo.  Após constituída, a comissão especial deve discutir, elaborar parecer sobre a matéria e encaminhar para o plenário da Casa.  A proposta será submetida a votação em turnos na Câmara dos Deputados.

 

 

 

Glossário

Súmula Vinculante: é um mecanismo que obriga juízes de todos os tribunais a seguirem o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre determinado assunto com jurisprudência consolidada. Com a decisão do STF, a súmula vinculante adquire força de lei e cria um vínculo jurídico, não podendo mais, portanto, ser contrariada.

Proposta de Emenda Constitucional: como o nome indica, são proposições destinadas a promover alterações no texto da Constituição vigente. Para serem recebidas e processadas, têm de estar assinadas, no caso de iniciativa dos parlamentares, por no mínimo um terço do total de membros da Casa, o que, na Câmara, equivale à assinatura de 171 deputados. Sua apresentação, entretanto, pode se dar ainda por parte de agentes externos ao Congresso Nacional, como o presidente da República e as assembleias legislativas das unidades da federação. No caso das assembleias legislativas, a iniciativa da apresentação só será válida se contar com o apoio de mais da metade delas, cada uma tendo tomado a decisão por deliberação da maioria de seus membros. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário