Está pronto para ir a votação no plenário do Senado o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado hoje (9) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), favorável à instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) mais ampla.

Imagem:

Compartilhar:

Governistas querem que STF defina o que é fato determinado

Criado em 09/04/14 21h35 e atualizado em 09/04/14 21h45
Por Iolando Lourenço Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

Governistas entraram hoje (9) com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a Corte defina o que é “fato determinado” para criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI). O mandado foi protocolado pela senadora Ana Rita (PT-ES), que quer uma definição da mais alta Corte do país sobre o tema para que não paire dúvidas sobre matéria.

Leia também: 

Plenário do Senado vota na semana que vem parecer da CCJ sobre CPI ampla [3]

Relatório da CPI da Espionagem pede mais investimentos em inteligência [4]

De acordo com Ana Rita, o mandado tem por objetivo também esclarecer uma questão de ordem da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sobre o pedido de criação de CPI, feito pela oposição, com quatro “fatos determinados”. A solicitação de Gleisi foi indeferida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

“O objetivo do mandado de segurança é justamente solicitar ao Supremo que defina o que é fato determinado para que possamos ter CPI com clareza e tendo o fato determinado bastante claro”, justificou Ana Rita.

A senadora Gleisi Hoffman explicou que há uma ação da oposição no STF pedindo para que não prospere a criação da CPI mais ampla, defendida pelos governistas. “Achamos importante que o Supremo tenha também as informações, porque questionamos uma CPI mais restrita, e assim possa decidir, avaliando os dois lados [posições dos governistas e da oposição]”.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Tags:  Política [1], governistas [5], STF [6], definição [7], fato determinado [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário