Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio

Imagem:

Compartilhar:

Ministra do TSE declara-se suspeita para julgar recurso de Arruda

Criado em 21/08/14 19h35 e atualizado em 21/08/14 19h55
Por Da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou-se suspeita, “por motivo de foro íntimo”, para julgar o recurso do candidato do PR ao governo do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda. Com a decisão, o processo será redistribuído para outro ministro.

Confira no Portal EBC:

Eleitores do Rio denunciaram 3.158 casos de propaganda irregular este ano [3]

Saiba quem são os sete candidatos que disputam o governo do estado de Goiás [4]

Em 2010, a ministra atuava como advogada e prestou serviços a Arruda, então governador do DF. De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz pode se declarar impedido para julgar um processo, sem explicitar o motivo. 

No recurso apresentado ao TSE, os  advogados alegam que Arruda, barrado pela Lei da Ficha Limpa, não está inelegível e deve ter o registro concedido. No dia 12 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal indeferiu a candidatura pelo fato dele ter sido condenado por improbidade administrativa pela segunda instância da Justiça, uma das condições de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa.

A defesa do candidato argumentou que a condenação ocorreu após o dia 5 de agosto, quando terminou o prazo para o pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral e que, portanto, ele não poderia ser enquadrado pela lei. Mesmo com a impugnação, o candidato pode fazer campanha normalmente.

No dia 9 de julho, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou Arruda em uma das ações referentes à Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM.


Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário