Imagem: Fotos: Agência Brasil

Compartilhar:

Discursos desta quarta: Dilma repetiu mais a palavra "golpe" e Temer, a expressão "eu"

Criado em 31/08/16 22h25 e atualizado em 01/09/16 01h27
Por Redação Fonte:Portal EBC

A ex-presidente Dilma Rousseff e o empossado presidente Michel Temer realizaram, nesta quarta (31), dois longos discursos. Dilma se despediu da presidência da República após a finalização do processo de impechment no Senado. E Temer falou pela primeira vez como presidente de fato do país em sua primeira reunião ministerial. Nos dois textos, é possível observar a recorrência de termos que resumem a lógica do discurso

Em seu discurso de 11 minutos, Dilma repetiu a palavra "golpe" por 13 vezes. A palavra "história", sete vezes, e "direito" outras seis oportunidades.

created at TagCrowd.com [2]

Já o presidente Temer, em sua fala de 18 minutos, repetiu a palavra "eu" por 38 vezes, "governo", por 20, "vamos", 15, e "ministro", por 13 oportunidades.

created at TagCrowd.com [2]

Sem demonstrar abalo emocional, Dilma denunciou mais uma vez o que considera um golpe "misógino", "homofóbico" e "racista [3]". A ex-presidenta ainda prometeu: "Haverá contra eles a mais determinada oposição que um governo golpista pode sofrer [4]".

Em seu primeiro pronunciamento público, em reunião com ministros, Temer pediu que seu primeiro escalão faça publicidade das ações do novo governo [5]. O presidente deixou a reunião para viagem a China e rebateu a tese dos aliados de Dilma sobre golpe: "d [6]e vez em quando você vai num lugar e: golpista. Golpista é você que está contra a Constituição, né? Golpe é aquele que propõe a ruptura constitucional [6]", disse.

Temer ainda fez um pronunciamento nesta quarta em rede de televisão, afirmando [5]seu compromisso em "recolocar o Brasil nos trilhos" [5].

Tags:  Temer [7], Dilma [8], discurso [9], impeachment [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário