Cérebro

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: saiba como usar a mente para controlar tecnologias

Criado em 28/01/14 17h32 e atualizado em 28/01/14 19h05
Por Luanda Lima Edição:Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

São Paulo - Ligar a TV, mover uma cadeira de rodas e manipular dispositivos usando apenas a mente são apenas algumas das possibilidades vislumbradas pelos pesquisadores da área da Neurotecnologia. Esse termo é conceituado pelo desenvolvedor Alessandro Faria como “a capacidade de obter as atividades cerebrais e transformá-las em ações ou interpretações para um estudo posterior”.

Faria não é médico e nem cientista de uma grande pesquisa, mas destaca que a neurotecnologia é voltada, exatamente, para esse nicho do mercado de desenvolvedores que podem criar soluções de entretenimento ou, até mesmo, para melhorar a saúde das pessoas sem o conhecimento especializado sobre todos os campos do cérebro.

Leia mais notícias sobre a Campus Party 2014 aqui [2]

Como o campo é diverso, Faria explica que se volta para criar mecanismos capazes de gerar registros em tempo real das atividades cerebrais e ajudar pessoas. "A minha proposta é termos dados do cérebro 24 horas por dia. Com essas informações na mãos , os cientistas podem enxergar soluções para doenças ainda sem cura na neurociência", aponta. Como exemplo, cita a chance de registrar as atividades cerebrais de uma pessoa com epilepsia e traçar algum perfil que amenize ou diminua possíveis convulsões. 

Equipado com um dispositivo que faz traduções neurais, Faria listou diferentes possibilidades de baixo custo para inovar em neurotecnologia e trazer mais esperanças para a medicina moderna.

Conheça algumas possíbilidades da neurotecnologia:

1) controle remoto: ligar. trocar canais e desligar a tv;

2) movimentar a cadeira de rodas apenas com pensamentos;

3) descobrir se um motorista está com sono durante a condução e o carro "atuar" para evitar acidentes;

Confira a entrevista de Faria usando um dispositivo cerebral:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Leia também:

Pesquisadores mostram como o cérebro registra as memórias [3]

Campus Party: turismo espacial deve crescer em 2015, diz jovem que vai ao espaço [4]

Edição: Leyberson Pedrosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário