one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exame de imagem mostra cérebro imagem

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisadores mostram como o cérebro registra as memórias

Criado em 28/01/14 16h16 e atualizado em 28/01/14 16h43
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC*

Pesquisadores da Escola de Medicina Albert Einstein, da Universidade Yeshiva, em Nova York (EUA), conseguiram capturar imagens jamais vistas sobre como o cérebro dos seres vivos registra as memórias. Os cientistas utilizaram marcações fluorescentes para identificar, nos neurônios de ratos, as moléculas essenciais para criação das memórias. A partir daí, foi possível observar, em tempo real, a “viagem” destas moléculas no cérebro de animais vivos.

Como os neurônios registram as memórias? Assista:


A técnica desenvolvida pelos pesquisadores consiste em marcar com fluorescência todas as moléculas de RNA mensageiro (RNAm), que codificam a proteína beta-actina – encontrada no núcleo dos neurônios e que tem papel fundamental na formação das memórias.

No estudo, os cientistas estimularam os neurônios do hipocampo do rato, onde as memórias são criadas e armazenadas, e conseguiram assistir a formação de moléculas de RNAm de beta-actina no interior das células nervosas – são os pontos que brilham no vídeo. As imagens revelam o trajeto pelas ramificações dos neurônios – os dendritos –, onde as memórias se criam.

Leia também: acompanhe a cobertura da EBC na Campus Party 2014

Outra importante descoberta é que a proteína beta-actina pode ser sintetizada em horários e locais específicos, bem como em quantidade específica. Considerando que a proteína parece fortalecer a conexão entre neurônios, ela acaba tendo atuação importante na codificação das memórias, que são registradas quando estas ligações entre as células do cérebro são estáveis e de longa duração.

De acordo com o dr. Robert Singer, que coordenou os dois estudos, “esta observação de que os neurônios ativam seletivamente a síntese de proteínas e, em seguida, a desligam, se encaixa perfeitamente com a forma como pensamos que as memórias são criadas”.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui (em inglês)

 

*com informações da Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário