Brasil quer lançar satélite com foguete próprio até 2021

Imagem:

Compartilhar:

Foguete russo pode cair na Terra após sair da órbita

Criado em 29/04/15 18h39 e atualizado em 29/04/15 19h33
Por Portal EBC

O foguete Progress M-27M, lançado nesta terça-feira (28), saiu do controle do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia e está caindo em direção à Terra. Segundo uma analista do CCVE, não é mais possível acoplar a nave à Estação Espacial Internacional (ISS) e o objetivo é controlar a queda. 

A estimativa é que os detritos caiam entre 7 e 11 de maio, mas a localização é desconhecida. Foram investidos cerca de US$ 90 milhões no foguete e não se sabe qual defeito ocasionou o descontrole. No vídeo abaixo, publicado pela Nasa, imagens do próprio equipamento exibem a alta velocidade que a nave gira em torno de si.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Video of the International Space Station Progress 59 cargo craft

Missão

O Progress foi lançado para transportar 2,5 toneladas de suprimento aos astronautas que estão na ISS, como combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos. Após o seu lançamento, às 3h10 (de Brasília), na base de Baikonur, no Cazaquistão, a previsão de chegada era seis horas depois. 

A próxima missão de um cargueiro seria no dia 8 de agosto, mas a agência espacial russa visa adiantar a data. Apesar do ocorrido, a tripulação tem mantimentos suficientes para continuarem no espaço. 

Tags:  Progress M-27M [4], foguete [5], Nasa [6], CCVE [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário