Centenário da Rádio MEC é tema de audiência pública na Câmara

Publicado em 12/04/2023 - 19:18 e atualizado em 13/04/2023 - 15:02
Diretora de Conteúdo da EBC, Antonia Pellegrino, participa de audiência pública sobre os 100 anos da Rádio MEC

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública sobre os 100 anos da Rádio MEC e o papel da rádio pública na democracia. Presidido pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), o encontro reforçou a importância da emissora na democratização do acesso à educação e à cultura. A diretora de Conteúdo e Programação, Antonia Pellegrino, e o gerente-executivo de Rádios, Thiago Regotto, representaram a EBC no encontro.

Benedita da Silva destacou que as emissoras públicas têm um papel fundamental para o País. “O rádio atinge 80% dos brasileiros. Esse dado reforça a importância do rádio na universalização do acesso e o papel da comunicação para a concretização da democracia e da descentralização do conhecimento”, disse a deputada.

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Ela descende da primeira rádio educativa do Brasil, fundada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize.

Também participaram da audiência os deputados federais Tarcísio Motta (PSOL-RJ) e Marcelo Queiroz (PP-RJ); Carolina Barreto, representante do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro; Leonel Querino, presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro; Marcelo Kischinhevsky, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; entre outros.

A diretora Antonia Pellegrino disse que a MEC é a “joia da coroa” da EBC. “Quando eu aceitei assumir a Direção de Conteúdo e Programação, fiquei duplamente feliz. Primeiro, por saber que teria a rádio no meu guarda-chuva e, segundo, por poder estar aqui neste momento em que ela completa 100 anos”, afirmou.

Além de celebrar a experiência pioneira de comunicação pública no Brasil, o centenário da Rádio MEC traz uma grande oportunidade para a projeção do futuro da emissora, avaliou Antonia.

Homenagem

Durante a audiência, trabalhadores da EBC realizaram uma homenagem à professora Helena Theodoro, que começou a sua carreira na Rádio MEC. Ela foi responsável por importantes programas educativos e culturais, como o Samba na Palma da Mão e Origens, além de ter sido a primeira coordenadora do projeto Minerva.

A homenageada participou da audiência virtualmente e disse se orgulhar de fazer parte da história da emissora. “Para cada episódio do Minerva, por exemplo, a gente criava aulas com música, alegria e muito diálogo com o objetivo de fortalecer a educação de pessoas adultas”, lembrou. “Fiz parte da rádio por 31 anos. Foi um grande estímulo em todos os sentidos da minha vida”, completou.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal do Youtube da Câmara.

*Atualização de informação no segundo parágrafo