one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Celso de Mello seguiu relator Joaquim Barbosa nos votos

Imagem:

Compartilhar:

Celso de Mello condena ex-deputados do PT e ex-ministro dos Transportes por lavagem de dinheiro

Criado em 17/10/12 17h11 e atualizado em 17/10/12 17h24
Por Heloisa Cristaldo Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Celso de Mello seguiu relator Joaquim Barbosa nos votos
Celso de Mello  (José Cruz/ABr)

Brasília – O ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, condenou hoje (17) os ex-deputados Paulo Rocha (PT-PA) e João Magno (PT-MG) e o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto (PL, atual PR) por lavagem de dinheiro no julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Para o decano, ficou evidente que os réus tiveram a clara intenção de ocultar o dinheiro recebido. “Eles mantinham um registro informal dessas movimentações”, disse.

Confira os votos dos ministros sobre o crime de lavagem de dinheiro

Confira o resultado geral do julgamento do mensalão

Gilmar mendes condena réus por lavagem de dinheiro

Mendes e Barbosa mudam voto e condenam Duda Mendonça por evasão de divisas

“A mim, me parece que a conduta de alguns réus mostra-se impregnada do dolo direto […]. O intuito de agir com dolo, de lavar, resulta do comportamento desses três réus em particular, eles buscavam dar origem lícita a um dinheiro ilícito”, argumentou o decano.

Seguindo integralmente o voto do ministro-relator, Joaquim Barbosa, Celso de Mello também absolveu os assessores Anita Leocádia e José Luiz Alves e o ex-deputado federal Professor Luizinho (PT-SP).

Segundo Celso de Mello, o esquema se tratava de uma ação conjunta do Banco Rural e da agência de publicidade SPM&B, “e eram eles [João Paulo Rocha, João Magno e Anderson Adauto] os beneficiários dos montantes.” O ministro afirmou ainda que os três réus receberam os recursos “provenientes de crime contra o sistema financeiro nacional” da empresa de Marcos Valério.

“O Banco Rural autenticava os cheques para a SPM&B mesmo sabendo quem eram os reais beneficiários. As informações falsas alimentavam a base de dados do Banco Central”, concluiu Celso de Mello.

O julgamento do item lavagem de dinheiro prossegue com o voto do presidente da Corte, Carlos Ayres Britto.

 

Confira o placar parcial do Capítulo 7 – lavagem de dinheiro envolvendo PT e PL:

1) Paulo Rocha: 5 votos a 4 pela absolvição (Condenam: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello / Absolvem: Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Antonio Dias Toffoli)

2) Anita Leocádia: 9 votos pela absolvição

3) João Magno: 5 votos a 4 pela absolvição (Condenam: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello / Absolvem: Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Antonio Dias Toffoli)

4) Professor Luizinho: 9 votos pela absolvição

5) Anderson Adauto: 5 votos a 4 pela absolvição (Condenam: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello/ Absolvem: Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Antonio Dias Toffoli)

6) José Luiz Alves: 9 votos pela absolvição

Edição: Carolina Pimentel
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário