one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama antecipa voto nos Estados Unidos

Imagem:

Compartilhar:

Voto presencial antecipado é permitido em mais de 30 estados americanos

Criado em 27/10/12 11h33 e atualizado em 27/10/12 12h14
Por Vitor Abdala e Flávia Villela Edição:Nádia Franco Fonte:

Obama antecipa voto
Obama antecipa voto nos Estados Unidos (Foto: Agência Lusa)

Rio de Janeiro – Mais de 30 estados norte-americanos permitem que o eleitor vote antecipadamente na eleição presidencial deste ano, segundo o Centro de Informação sobre Voto Antecipado, do Reed College, do Oregon. Os primeiros estados a abrir as urnas foram Dakota do Sul e Idaho, no dia 21 de setembro.

Dois estados – Maryland e Flórida – abriram hoje (27) suas seções eleitorais; Oklahoma faz o mesmo no dia 2 de novembro. “Em muitos estados, o voto antecipado já começou. Neles, cada lado está tentando convencer o maior número possível de apoiadores a votar agora, para que possam concentrar seus recursos naqueles que ainda não votaram”, disse o pesquisador Chris Galdieri, do Saint Anselm College, tradicional instituição de estudos políticos de New Hampshire.

O atual presidente, o democrata Barack Obama, que busca a reeleição, por exemplo, votou antecipadamente no último dia 25, em Chicago, tentando estimular seus eleitores a fazer o mesmo. Como o voto não é obrigatório, não há como saber quantas pessoas votarão neste ano. Em 2008, cerca de 131 milhões de norte-americanos foram às urnas. Segundo a NPR, rede pública de rádio dos Estados Unidos, cerca de um terço dos eleitores devem votar antecipadamente em todo o país.

LEIA TAMBEM:
A dez dias da votação, eleições americanas permanecem indefinidas

Saiba como funciona a votação nos Estados Unidos

 

O consultor financeiro Richard Hemming e sua esposa, a professora Nancy, de Napa Valley, na Califórnia,receberam as cédulas pelo correio e deverão votar na próxima sexta-feira (2), na zona eleitoral de sua cidade, para evitar filas e o trânsito no dia da eleição (6). Eles poderiam votar por e-mail, mas disseram não confiar neste sistema.

Para Hemming, a recuperação da economia norte-americana é uma questão decisiva para seu voto. “A California é um estado democrata e, aqui, a tendência é que Obama ganhe, mas minha intuição diz que [Mitt] Romney vai ganhar”, disse ele.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário