one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Juan Carlos Pinzón anunciou que as forças de segurança do país continuarão as operações militares, apesar da trégua unilateral anunciada pelas Farc.

Imagem:

Compartilhar:

Governo da Colômbia e Farc retomam negociação de acordo de paz com discussão sobre reforma agrária

Criado em 20/11/12 08h02 e atualizado em 20/11/12 08h34
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Juan Carlos Pinzón
Juan Carlos Pinzón anunciou que as forças de segurança do país continuarão as operações militares, apesar da trégua unilateral anunciada pelas Farc. (English: U.S. Navy Petty Officer 1st Class Chad J. McNeeley / Creative Commons)

Brasília – As negociações em busca de um acordo de paz entre os integrantes do governo colombiano e os das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército do Povo (EP) serão retomadas hoje (20), em Havana,  na capital cubana, para a discussão sobre a questão agrícola.

Os guerrilheiros querem garantias do governo sobre as medidas de reforma agrária que poderão ser implementadas no país. O diálogo é mediada pelos governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega. Há cerca de 50 anos, a guerrilha age na região. Na Colômbia, as Farc são consideradas um grupo terrorista.

As negociações ocorrem no momento em que o ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón, anunciou que as forças de segurança do país continuarão as operações militares, apesar da trégua unilateral anunciada pelas Farc. Pinzón disse que a ordem seguirá sendo "sempre a mesma": "Combater os grupos ilegais em todo o território nacional".

A guerrilha, que se encontra na etapa inicial das negociações de paz com o governo colombiano em Cuba, anunciou, por conta própria, o cessar-fogo da meia-noite de ontem (19) até 20 de janeiro de 2013. O coordenador dos negociadores das Farc, Ivan Márquez, foi quem anunciou a decisão do grupo de interromper as operações militares ofensivas durante dois meses.

No segundo dia do diálogo, os temas principais serão a execução de programas de desenvolvimento territorial e social (saúde, educação, habitação e erradicação da pobreza) e os incentivos à  produção agrícola e à economia de solidariedade e cooperação.

Após esta etapa de negociações, será aberto um prazo de dez dias, a partir de domingo (25), para marcar uma nova data para a próxima reunião.


*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina //

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário