one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Neruda

Imagem:

Compartilhar:

Peritos confirmam que Neruda morreu de câncer e não envenenado

Criado em 08/11/13 15h47 e atualizado em 08/11/13 16h03
Por Portal EBC*

Um laudo de uma equipe internacional de peritos divulgado nesta sexta-feira (8) atesta que o poeta chileno Pablo Neruda morreu de câncer, e não por envenenamento. A conclusão foi tomada a partir de exumação do corpo realizada em abril deste ano, por solicitação de familiares de Neruda.

Laboratórios da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e da Universidade de Múrcia, na Espanha, foram usados para exames toxicológicos. "Confirmaram-se, por diversas técnicas complementares entre si, a existência de lesões metastásicas disseminadas em vários dos segmentos do esqueleto, em justa correspondência com a doença da qual vinha sendo tratado Pablo Neruda", diz o informe publicado pelo diretor do Serviço Médico Legal, Patricio Bustos, no Auditório dos tribunais de Família de Santiago.

O poeta morreu em 23 de setembro de 1977, 12 dias depois do golpe de Estado que depôs o governo democraticamente eleito de Salvador Allende, que morreu na ocasião – motivo de outro grupo de controvérsias. Nas semanas anteriores à morte, Neruda estava se tratando de tumor de próstata na Clínica Santa María de Santiago, na capital do país.

Leia também:

Morte do poeta Pablo Neruda ainda é mistério

Chile lembra 40 anos de morte de Pablo Neruda

Confira galeria com imagens do poeta 

Segundo a rede TeleSUR, os peritos não encontraram provas, nos restos mortais de Neruda, que apontem a traços de toxinas ou veneno, exceto "substâncias de remédios que estavam sendo ministrados por causa do câncer de próstata que sofria".

O exame pericial foi demandado pelo juiz Mario Carroza. Denúncias do motorista e assistente de Neruda, Manuel Araya, retomaram a polêmica. A clínica tornou-se suspeita em função da morte do então ex-presidente Eduardo Frei, em 1970, por envenenamento com gás mostarda e toxina botulínica, segundo revelado por investigações posteriores.

Ainda de acordo com a emissora baseada na Venezuela, o informe dos peritos é "bastante conclusivo, mas o processo judicial continuará e será o juiz quem vai concluir" sobre o caso. A confirmação do câncer havia sido feita ainda em maio.

*Com informações da TeleSUR

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário