one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


STF julga recursos da terra indígena Raposa Serra do Sol

Imagem:

Compartilhar:

Barroso diz que Supremo deveria voltar a discutir validade da Lei da Anistia

Criado em 10/12/14 21h02
Por Luciano Nascimento Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse hoje (10) que o tribunal deveria voltar a apreciar a validade da Lei da Anistia.

Na opinião do ministro, o STF tem que debater se a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para que o Brasil investigue crimes da ditadura e puna seus autores tem precedência sobre a posição da Corte que, em 2010, validou a anistia.

Leia também no Portal EBC:

Confira o relatório completo da Comissão Nacional da Verdade (CNV)

Relembre 15 momentos marcantes da Comissão da Verdade, que termina nesta quarta, 10

“Eu, como cidadão, tenho muitos juízos pessoais, mas não se confundem com o papel de intérprete da Constituição Federal. O que é preciso saber é se a lei é compatível com a Constituição Federal e qual a posição que deve prevalecer [a do STF ou da Corte Interamericana de Direitos Humanos]." Segundo o ministro, o fato de haver decisão da corte interamericana posterior à do Supremo, e em sentido divergente, é uma situação inusitada.

Barroso fez a declaração ao comentar o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue nesta quarta-feira à presidenta Dilma Rousseff. “Quem diz o direito no território nacional é o STF, porém, nada impede que o STF decida que, em decisão A ou B, [a Corte] possa entender que deva prevalecer a posição da CIDH”, disse o ministro.

Entre as recomendações do relatório da CNV, está a de revisão da Lei da Anistia, com a consequente responsabilização dos agentes públicos que praticaram graves violações de direitos humanos, como torturas e assassinatos.

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário