Digite sua busca e aperte enter


Dilma Rousseff recebe relatório final da Comissão Nacional da Verdade

Imagem:

Compartilhar:

Confira o relatório completo da Comissão Nacional da Verdade (CNV)

Criado em 10/12/14 12h27
Por Portal EBC

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade foi entregue à presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (10/12), em cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Dividido em três volumes, o documento é o resultado de dois anos e sete meses de investigação da Comissão Nacional da Verdade, criada pela lei 12528/2011.

Relembre o especial de 50 anos do Golpe Militar

Instalada em maio de 2012, a CNV foi criada para apurar e esclarecer, indicando as circunstâncias e a autoria, as violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988 (o período entre as duas últimas constituições democráticas brasileiras) com o objetivo de efetivar o direito à memória e a verdade histórica e promover a reconciliação nacional.

Leia também:

Relembre 15 momentos da Comissão da Verdade

Comissão reconhece 434 mortes e desaparecimentos durante ditadura militar

O relatório está dividido em três volumes:

VOLUME I – As atividades da CNV, as graves violações de direitos humanos, conclusões e recomendações. Enumera as atividades realizadas pela CNV na busca pela verdade, descreve os fatos examinados e apresenta as conclusões e recomendações dos membros da CNV para que os fatos ali descritos não voltem a se repetir. O volume é assinado coletivamente pelos seis membros do colegiado: José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro, Pedro Dallari e Rosa Cardoso. 

Faça o download: 

Volume I, Tomo 1 

Volume I, Tomo 2 


VOLUME II - Textos Temáticos. Reúne um conjunto de nove textos produzidos sob a responsabilidade de alguns membros da CNV. Parte desses textos têm origem nas atividades desenvolvidas em grupos de trabalho constituídos no âmbito da Comissão, integrando vítimas, familiares, pesquisadores e interessados nos temas investigados pelos GTs. Faça o download.

VOLUME III - Mortos e Desaparecidos Políticos. O terceiro volume é integralmente dedicado às vítimas. Nele, 434 mortos e desaparecidos políticos têm reveladas sua vida e as circunstâncias de sua morte, "tragédia humana que não pode ser justificada por motivação de nenhuma ordem", como afirma a apresentação do relatório final da CNV.

Faça o download:

Introdução 

1950 - 1969 

1970 - 1971 

1972 - maio de 1973 

Junho de 1973 - abril de 1974 

Maio de 1974 - outubro de 1985


Confira imagens da cerimônia de entrega do relatório:

 

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade