one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ver TV discute a Regulação da Mídia

Criado em 26/05/15 10h54 e atualizado em 26/05/15 11h06
Por Ver TV Fonte:TV Brasil

O apresentador Lalo Leal recebe especialistas para discutir os principais pontos que podem integrar um marco regulatório na área de comunicação e a polêmica em torno do assunto.

Aqueles que defendem a nova legislação almejam maior democratização da mídia. Isso significa aumentar a diversidade de conteúdos, produzidos em diferentes regiões do país, além de estimular a participação da sociedade nos meios de comunicação.

Este Ver TV recebe o pesquisador e jornalista Venício Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José, que foi deputado federal pelo PT e é professor de comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Os especialistas discutem a importância os artigos da Constituição que preveem a regionalização do conteúdo e a complementaridade dos sistemas público, estatal e privado de comunicação.

"Por que no Brasil, ao contrário dos países da América Latina e democracias liberais consolidadas, o debate da democratização da comunicação não avança?", questiona-se o sociólogo Venício Lima, que escreve para os sites Observatório da Imprensa, Carta Maior e Teoria e Debate. "Mesmos países como a Inglaterra e os Estados Unidos têm regulação dos meios de comunicação", acrescenta.

A deputada Luciana Santos foi relatora de um projeto que regulamenta o direito de resposta dos meios de comunicação. No programa, a parlamentar rebate críticas que associam um possível marco regulatório da comunicação a uma forma de proteger os políticos da mídia. "O que existe hoje nos meios de comunicação não se resume a ataques à política, mas ao cidadão também."

"No Brasil, concorre-se ao parlamento ao lado de um cidadão que possui uma emissora de televisão ou de rádio", destaca o jornalista. "É por isso que todos os que lutam pela democracia vão continuar insistindo na regulamentação, que pode nos propiciar uma mídia bem mais democrática", conclui.

Assista na íntegra: 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ver TV discute a Regulação da Mídia

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário