one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manchas simétricas como as da foto são usadas no teste de Rorschach, que leva o nome de seu criador, o psiquiatra suíço Hermann Rorschach

Imagem:

Compartilhar:

Google: Hermann Rorschach ganha homenagem em doodle

Criado em 08/11/13 08h47 e atualizado em 08/11/13 12h12

Hermann Rorschach
Foto de 1910 do psiquiatra suíço Hermann Rorschach, nascido em 8 de novembro de 1884 (Wikimedia)

Os 129 anos de nascimento de Hermann Rorschach motivam homenagem do Google ao psiquiatra suíco, criador de método de teste psicológico de personalidade. O teste é famoso e polêmico, por demandar que se apresente significados a imagens abstradas. O teste de Rorschach, nomeado a partir do próprio autor, ainda é aplicado, embora seja também controverso no meio.

Confira o vídeo produzido pelo Google (em inglês):

O teste projetivo, a rigor, consiste na sucessiva exibição, ao sujeito analisado, de 10 borrões com simetria, coloridas ou monocromáticas. Usado em filmes e mesmo em sátiras do universo dos divãs de psicólogos e de sessões com psiquiatras, o modelo tornou-se conhecido mesmo do público leigo.

Ferramentas online permitem que se faça o teste de Rorschach online. O próprio Doodle, produzido pelo Google, apresenta essa possibilidade de o visitante dar significado ao que vê nas imagens e compartilhar os resultados com amigos pelo Twitter, Facebook e Google +.

Uma curiosidade da ação é que, no extrato com informações básicas sobre a personalidade buscada, à direita da lista de resultados, foram apresentadas fotos do ator norte-americano Brad Pitt misturadsa entre as imagens de fato do psiquiatra suíço. A seleção de imagens é feita de modo automatizado, por meio do algorimo de pesquisa que traz fotos semelhantes.  Na prática, o homenageado recebeu um elogio adicional do buscador.

Hermann Rorschach e Brad Pitt
Buscador misturou fotos do ator norte-americano Brad Pitt com as do psiquiatra suíco Hermann Rorschach (Reprodução Google)
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário