one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Governo fluminense abre Palácio Guanabara à visitação pública

Criado em 31/01/15 10h53 e atualizado em 07/07/16 16h46
Por Paulo Virgílio Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

A partir deste sábado (31), o Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro, abre as suas portas para o público, em um projeto inédito de visitas guiadas. O passeio será guiado por estudantes do curso de turismo e hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio (Senac RJ), parceiro do governo fluminense no projeto, e ocorrerá no último sábado de cada mês, em dois horários, às 9h e às 10h30.

A visita começa pelo salão nobre do palácio e inclui a sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário, além dos jardins. Construído em 1853, em estilo neoclássico, o palácio, localizado no bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio,  durante o Império foi a residência da Princesa Isabel, herdeira da Coroa, e seu marido, o Conde D'Eu. Era então conhecido como Palácio Isabel.

Com a Proclamação da República, o palácio foi confiscado da Família Imperial, transferido ao Patrimônio da União e passou a ser chamado de Palácio Guanabara. Durante o regime ditatorial do Estado Novo (1937-1945), foi residência oficial do presidente Getulio Vargas. Em 1938, o palácio sofreu um ataque da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista liderado por Plínio Salgado.

A partir de 1946, o Guanabara passou a sediar a prefeitura do então Distrito Federal. Com a transferência da capital para Brasília, em 1960, tornou-se a sede do governo do estado da Guanabara, e após a fusão, em 1975, do governo do estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Casa Civil do governo fluminense, os primeiros grupos de visitantes já estão fechados, porque fizeram o agendamento prévio. Os interessados em participar das próximas visitas devem enviar um e-mail para visitaguiada@casacivil.rj.gov.br com nome completo, cópia do documento de identidade com foto e telefone para contato.

Editor: Jorge Wamburg

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário