one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Violão

Imagem:

Compartilhar:

Dados preliminares mostram que 59% dos músicos brasileiros já lançaram discos digitais

Criado em 05/02/15 20h03 e atualizado em 06/02/15 17h19
Por Renata Martins

Pesquisadores da Escola de Comunicação e Arte (ECA) e Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP), querem conhecer o perfil do músico brasileiro e as características do mercado de trabalho da música. Karina Poli, uma das pesquisadoras, apresentou resultado parcial da pesquisa nesta quinta-feira (5), durante o Porto Musical. Neste primeiro ciclo, foram colhidas informações de 720 músicos.

Karina Poli, pesquisadora da USP

Copyright - Karina Poli, pesquisadora da USP Beto Figueiroa / Trago Boa Notícia / Porto Musical

O acúmulo de funções e responsabilidades na carreira desses profissionais chama atenção: 67% dos músicos fazem a gestão do próprio trabalho artístico, 15% trabalham com mais de um produtor, apenas 8% tem produtor exclusivo e 4% trabalham com agentes de vendas. A pesquisa também aponta que 71% dos entrevistados fazem a própria divulgação de shows e trabalhos. Karina encara o dado como preocupante, porque, de acordo com ela, a cadeia exige conhecimentos específicos, burocráticos e, em função dessa sobrecarga, o próprio setor fica descapitalizado. 

Outro dado que chama atenção é em relação ao uso da tecnologia pelos músicos: 48% usam intensamente a internet para distribuição de seus produtos, 60% a utilizam com freqüência na divulgação do seu trabalho, 59% já lançaram discos em formato digital. A pesquisa também aponta que 52% usa a web para produção, 23% para ensaios e 36% para composição. “Eles já incorporaram o uso das tecnologias no seu trabalho, seja na divulgação, muitos artista usam programas com o sibelius para composição”, ressaltou a pesquisadora. 

A internet e as redes sociais também são ferramentas importantes para a divulgação do trabalho. Ao todo, 59% dos músicos possuem site próprio. As redes sociais mais usadas são Facebook com 35%, Youtube com 33% e 19% dos artistas colocam suas músicas no SoundCloud. 

A pesquisa ainda diz que 75% dos músicos  já gravaram um CD, e 59% já lançaram no formato digital. 54% deles financiaram seu próprio CD, 20% conseguiram recursos de editais e leis de incentivo. Em relação a financiamentos,11,5% já produziram com apoio de gravadoras, 2% conseguiram recursos com crownfunding, e 12% obtiveram recursos de outras formas.

A pesquisadora conversou com Karina Cardoso, das Rádios EBC. Confira:

A pesquisa ainda está em andamento e pretende alcançar 2.500 questionários respondidos. Músicos profissionais em atuação e residentes no Brasil podem responder o questinário clicando no link: http://questionpro.com/t/AKi5OZSGrg. 

Karina Poli lembra que a área de música no Brasil é muito carente de dados. Segunda a pesquisado, é importante ter indicadores para apontar as prioridades de políticas públicas para o setor. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário