one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alunos na biblioteca da Escola Classe 18 de Taguatinga

Imagem:

Compartilhar:

Adiada apresentação de parecer da MP dos royalties para educação

Criado em 04/04/13 17h53 e atualizado em 04/04/13 21h10
Por Mariana Tokarnia Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Dia Internacional do Livro Infantil - 5
Atualmente, o governo destina 5,7% do PIB para a educação (Elza Fiuza/ABr)

Brasília - A apresentação do parecer do relator da Medida Provisória (MP) 592/12 - que destina a receita dos royalties do petróleo e recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação - foi transferida para o próximo dia 17. O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentaria o parecer hoje (4), depois de ouvir o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mas a audiência, agendada para ontem, foi cancelada.

A MP destina toda receita dos royalties do petróleo dos novos contratos de concessão, firmados após 3 de dezembro de 2012, para a educação. Além disso, reserva à educação 50% dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal.

A medida provisória tem vigência até o dia 12 de maio. Até lá, deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. O governo acredita que a aprovação da MP é uma forma de garantir o cumprimento da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

LEIA TAMBÉM:
- Dilma reafirma a dirigentes da UNE propósito de usar os royalties na educação

No entanto, estudos apontam que, da forma como a MP está, o percentual a ser destinado ao setor está longe de atingir a meta desejada para que se cumpra o PNE. Atualmente, o governo investe 5,7% do PIB. A medida deveria proporcionar ao setor complemento de 4,3%, mas acrescenta 0,22%, segundo cálculo feito na Universidade Federal de São Carlos.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário