one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jovem recebe o certificado de Jovem Aprendiz na Bahia

Imagem:

Compartilhar:

Jovem Aprendiz: tire suas dúvidas sobre o programa dos Correios

Criado em 14/01/14 11h40 e atualizado em 11/02/14 16h50
Por Portal EBC

Jovem Aprendiz
Jovem recebe o certificado de Jovem Aprendiz na Bahia (Foto: GOVBA/Creative Commons)

Jovem Aprendiz dos Correios divulga balanço de inscritos por município. Clique aqui e confira. 

Terminam no próximo domingo (19/1) as inscrições para o programa Jovem Aprendiz da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Os interessados devem ter entre 14 e 22 anos e precisam acessar a página do programa para efetuar o cadastro.

Leia mais:
Esclareça suas dúvidas sobre o Prouni 2014


Programa Jovem Aprendiz dos Correios já registra mais de 170 mil inscrições

Para tirar algumas das dúvidas dos candidatos, entrevistamos o superintendente executivo da Vice-presidência de Gestão de Pessoas dos Correios, Idel Profeta Ribeiro. Ele respondeu a perguntas sobre as inscrições e sobre o programa. Confira abaixo:

Dúvidas sobre as inscrições

Duvidas sobre o programa



Inscrições
 

 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Eu tentei me cadastrar, mas já existe um CPF com o meu nome. O que eu faço?
Por qualquer outro processo de seleção que ela participou na nossa empresa, concurso público, ou o próprio Jovem Aprendiz, o CPF dela já está cadastrado, então ela tem que pedir uma nova senha e pode fazer seu cadastramento até 19 de janeiro, que é o prazo final.

Faço o cadastro, escolho o turno matutino mas na hora da confirmação o turno está noturno, sendo que nem tem essa opção na hora de escolher. O que eu faço?
Este era um poblema que estava no nosso site, mas nós já detectamos e já superamos. Se houve outro problema no seu processo de credencialmento, você deve ligar para a Central de Atendimento, 3003-0100, ou pela página dos Correios, na área Fale Conosco.

Posso ir aos Correios regional e fazer a inscrição pessoalmente?
A inscrição só é feita via internet, não há posto de inscrição em nenhuma unidade dos Correios.

Eu queria saber se os exames médicos são nos locais escolhidos para atuar. Exemplo, me inscrevi para Salvador, para atuar em Salvador... Eu farei os exames no local que escolhi para atuar ou posso fazer em outro local o exame?
Esclarecemos que a data e local para realização dos exames médicos serão informadas no ato da convocação para aqueles candidatos que forem aprovados na etapa de comprovação de requisitos, conforme estabelecido no Edital 1417/2013, item 15.

Eu gostaria de saber como será essa seleção dos jovens, se será por uma entrevista ou uma prova.
Conforme estabelecido no Edital de Abertura n º 1417/2013, item 9, neste processo seletivo não haverá aplicação de provas escritas. Os candidatos serão classificados de acordo com as informações prestadas no ato da inscrição. Após a classificação, os candidatos aprovados dentro do número de vagas, serão convocados, gradualmente, para apresentação dos documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição e realização dos exames médicos. Aqueles que não comprovarem serão eliminados, definitivamente, da seleção.

Gostaria de saber se posso participar, pois tenho 18 anos mas terminei o ensino médio ano passado.
Sim. Os jovens que já tiverem concluído o ensino médio, inclusive aqueles que já cursam o ensino superior, podem participar deste processo seletivo, conforme estabelecido no item 4.do Edital de Abertura 1417/2013.

Quem faz ensino superior também pode participar?
Sim. Os jovens que estejam cursando o ensino superior podem participar deste processo seletivo, conforme estabelecido no item 4.do Edital de Abertura 1417/2013.

Como corrigir um cadastro, caso tenha colocado opção vespertino e queira matutino?
Sim. Caso você precise corrigir informações incorretas solicitamos que vá a página de inscrição, clique sobre a opção "Acompanhe a sua inscrição" e em seguida sobre "Página de Acompanhamento". Neste momento serão solicitados o seu CPF e senha cadastrada, que deverão ser informados para que você tenha acesso à opção “Verificar andamento das inscrições (comprovante / alterar inscrição)”. Neste espaço você poderá modificar as informações necessárias, bem como imprimir novamente o comprovante de inscrição.

Em que data que sai o resultado? Como saberei se for aprovado?
Conforme estabelecido no item 12 do Edital 1417/2013, o resultado final, por Diretoria Regional, cidade, turno e faixa etária será divulgado no site dos Correios em até 30 (trinta) dias após o encerramento das inscrições.


Programa
 

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Quais as diferenças entre o Programa Jovem Aprendiz e um estágio comum?
O programa tem um diferencial em relação ao estágio. O estágio é supervisionado, tem uma relação, mas é mais fora da empresa do que propriamente um desejo e uma construção como é o Jovem Aprendiz que temos desenvolvido e é a "menina dos olhos" da empresa.

Saiba mais sobre as diferenças entre o programa e os estágios

Qual o critério para as vagas nas cidades e estados?
As vagas são de acordo com o a quantidade de trabalhadores das nossas unidades. O número é de 5% a 15% do total de cada unidade.

Qual a duração do contrato do programa e qual é a dinâmica dele? Os jovens fazem o curso e trabalham ao mesmo tempo? Como esses momentos são divididos?
O contrato tem duração de um ano. Eles trabalham 20 horas semanas, dessas são 4h diárias: dois dias no Senai, e três na ECT. Nesse processo ele dialoga teoria e prática, e é um processo de construção coletivo entre Senai e ECT. Temos uma proposta bastante casada, coletiva.

Quais são os possíveis cursos do Senai que os selecionados vão fazer ao serem contratados? Quais os objetivos desses cursos de aprendizagem do Programa?
O objetivo desse curso é formar menores aprendizes na área de auxiliar administrativo. Estamos pensando em ter um curso voltado para a área bancária, uma vez que temos com o projeto de criar um banco junto com o Banco do Brasil, transformar o Banco Postal em uma empresa, e pensamos em ter um processo de capacitação também para essa área.

Na minha cidade não tem Senai, como ficará a parte teórica?
Esclarecemos que a localidade para realização do curso referente a cada município onde existem vagas está descrito no Anexo I do Edital 1417/2013, que poder acessado no site dos Correios.

O certificado do Senai também pode ser útil posteriormente - como o Jovem Aprendiz pode aproveitar a experiência adquirida para dar continuidade à carreira?
A certificação do Senai é muito importante porque cumpre um papel de primeiro emprego. Esse jovem pode, com esse certificado, se colocar melhor no mercado de trabalho, na busca de emprego. O certificado vem a a corroborar nessa questão de alocarmos esse jovem no mundo do trabalho com mais qualificação e, com isso, com mais facilidade de entrar no mundo do trabalho.

É possível que alguns dos jovens aprendizes sejam contratados nos Correios após o programa? Ou essa admissão é feita apenas por meio de concurso?
Por sermos uma emrpesa pública, a nossa porta de entrada é o concurso público. Então ele não pode passar de jovem aprendiz para um cargo na nossa carreira, somente se ele passar em um concurso. Alguns jovens aprendizes, dos que estiveram aqui desde 2011, já passaram e estão aqui dentro dos Correios.

 
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário