one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira (6), às 14h (horário de Brasília), na Costa do Sauípe, na Bahia

Imagem:

Compartilhar:

Entenda como será o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

Criado em 04/12/13 16h30 e atualizado em 06/12/13 15h39
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

Palco da cerimônia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo acontece nesta sexta-feira (6), às 14h (horário de Brasília), na Costa do Sauípe, na Bahia (Foto: Danilo Borges/Portal da Copa )

Atualizada: Saiba quem são os adversários do Brasil na primeira fase

Acompanhe bate-papo sobre os grupos da Copa do Mundo 2014

 

As 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo do Brasil saberão quem são seus primeiros adversários no torneio nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília). Um sorteio vai definir quais serão os oito grupos da primeira fase do Mundial e indicar os confrontos da fase classificatória da competição, que conta com chaves de quatro seleções se enfrentando no sistema de todos contra todos em turno único.

Baixe a tabela da Copa do Mundo e imprima para para acompanhar o sorteio

Acompanhe ao vivo o sorteio de grupos

Veja quais são as seleções que garantiram vaga para o Mundial

Entenda a fórmula de disputa da primeira fase

Saiba como ficou a divisão dos potes

Confira como será o sorteio dos grupos da Copa do Mundo

Ouça o sorteio pelas Rádios EBC

 

As seleções classificadas

A Copa do Mundo do Brasil contará com a participação de 13 seleções europeias (Bélgica, Croácia, Espanha, Alemanha, Holanda, Portugal, Suíça, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra, França, Grécia, Itália e Rússia), cinco times da África (Argélia, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões e Gana), quatro representantes da América Central e do Norte (Costa Rica, Honduras, Estados Unidos e México), quatro seleções da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália, que disputa as eliminatórias daquele continente) e seis seleções sul-americanas (Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Colômbia e o Brasil, país-sede).

Os grupos

Os países com vaga na Copa serão divididos em oito grupos de quatro seleções, nomeados com letras que vão de A a H. O único país que já conhece o seu grupo é o Brasil, que, por ser o país-sede, automaticamente torna-se o cabeça de chave do Grupo A.

Além de definir onde os times nacionais serão agrupados, o sorteio também define qual será a posição de cada seleção dentro do grupo, exceto a dos cabeças de chave. Por exemplo, a definição sobre a seleção que ocupará a segunda posição do Grupo A aponta quem será o adversário do Brasil no jogo de abertura do Mundial, no Itaquerão, no dia 12 de julho de 2014.

A partir do sorteio, os confrontos previstos na tabela da Copa do Mundo, divulgada pela Fifa em outubro de 2011, serão conhecidos. Com isso, os torcedores que já adquiriram ingressos ou que ainda pretendem comprar os bilhetes saberão quais serão as seleções envolvidas nas partidas que assistirão.

Os potes

Para o sorteio, as equipes serão divididas em quatro potes, que vão de 1 a 4. O Pote 1 reúne os cabeças de chave da competição, que são as seleções de melhor colocação no ranking da Fifa de outubro. Além do Brasil, esta lista inclui Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e Uruguai. Todas estas seleções ocuparão a primeira posição do grupo. 

No Pote 2 estão as cinco seleções da África, mais Chile e Equador, os sul-americanos que não são cabeças de chave. O Pote 3 é formado por oito seleções da Ásia, América Central e do Norte e o Pote 4 conta com os nove times europeus.

O sorteio

Como o Pote 2 conta com apenas sete seleções e o Pote 4, com nove, uma seleção europeia será tirada do Pote 4 por sorteio, fazendo com que todos os potes passem a contar com oito seleções. Em seguida, todos os cabeças de chave serão distribuídos em seus grupos.

Um detalhe importante é que os grupos da Copa do Mundo observam o chamado princípio da separação geográfica. Por esta regra, nenhum grupo pode contar com mais de duas seleções de um mesmo continente. A Fifa só admite a exceção para a Europa, que conta com muitos representantes e pode ter até dois países por chave.

Como o Pote 2 conta com uma seleção europeia, existiria a possibilidade de um grupo ser formado por até três seleções daquele continente – um cabeça de chave europeu, a seleção do Pote 2 e mais uma seleção sorteada do Pote 4. Para evitar isso, Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai irão para um outro pote – o Pote X – e a seleção europeia do Pote 2 fará parte do grupo de um dos quatro. Depois disso, segue o sorteio normal das seleções que fazem parte do segundo pote.

A regra da geografia não permitirá que dois países sul-americanos estejam em uma mesma chave. Logo, se Chile e Equador caírem em grupos encabeçados por países vizinhos, serão encaixados no próximo grupo liderado por um país europeu.

Em seguida, é a vez de sortear os Potes 3 e 4, seguindo a ordem. O sorteio será conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e contará com a participação de ex-atletas como o uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.

Como acompanhar

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro transmitirá ao vivo o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a partir das 14h. A transmissão será feita em rede para as rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões, e ainda a rádio MEC-AM do Rio. Você pode sintonizar a Rádio Nacional do Rio de Janeiro no player abaixo:

 

* com informações do site oficial da Fifa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário