one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Oscar Pistorius, campeão paraolímpico sul-africano

Imagem:

Compartilhar:

Veredito do julgamento de Oscar Pistorius é adiado

Criado em 11/09/14 09h41 e atualizado em 13/09/14 18h18
Por Agência Lusa

Oscar Pistorius
Oscar Pistorius, campeão paraolímpico sul-africano (Chris Eason / Flickr / Creative Commons)

A leitura do veredicto do julgamento do atleta paralímpico sul-africano Oscar Pistorius, que matou a tiro a sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em 14 de fevereiro de 2013, foi suspensa hoje (11) até sexta-feira.

A juíza Thokozile Masipa que iniciou hoje a leitura do veredicto, um documento com mais de 100 páginas, anunciou a suspensão da leitura até sexta-feira pouco depois de uma interrupção para almoço.

Durante a leitura da decisão judicial, que analisou em detalhe a argumentação da acusação e da defesa, Thokozile Masipa tinha já considerado que o campeão paraolímpico não é culpado do assassínio premeditado de Reeva Steenkamp, afastando a mais grave das acusações contra Pistorius.

Oscar Pistorius, de 27 anos, acusado de matar a sua namorada de 29 anos às primeiras horas do dia 14 de fevereiro de 2013 começou a ser julgado no passado dia 03 de março no Tribunal Superior de Pretoria.

Leia também:

Tribunal Regional Federal determina continuidade do caso Rubens Paiva

Para Pelé, Aranha precipitou-se no caso de racismo em jogo no RS

Na primeira sessão do julgamento, Pistorius declarou-se inocente, embora as duas partes, acusação e defesa, aceitassem que o atleta tinha matado a tiro a namorada, através da porta da casa de banho da sua habitação em Pretoria.

A acusação defendeu que o atleta sul-africano matou a modelo de forma premeditada, depois de uma discussão, enquanto a defesa sustentou que Pistorius disparou sobre o que pensava ser um intruso e por se sentir em perigo.

O procurador Gerrie Nel pediu que o atleta fosse condenado por homicídio premeditado, pelo qual arriscava uma pena de 25 anos de prisão.

“O Estado não conseguiu provar além de qualquer dúvida razoável que o acusado é culpado de assassínio premeditado”, declarou hoje Thokozile Masipa, durante a leitura do veredicto.

Masipa considerou, no entanto, que Pistorius agiu “com plena consciência” quando empunhou uma arma para disparar sobre a sua vítima.

“(…) o tribunal considera que naquele momento o acusado era capaz de distinguir entre o bem e o mal e que podia agir de acordo com esta distinção”, declarou.

A juíza considerou ainda que Pistorius foi “uma péssima testemunha”, que se mostrou “evasivo”, mas também que o atleta acreditou erradamente que a sua vida estava ameaçada quando disparou.

O atleta sul-africano tornou-se, em 2012, no primeiro corredor com as duas pernas amputadas a disputar uns Jogos Olímpicos, tendo conseguido chegar às meias-finais da prova de 400 metros.

*Atualizada para incluir informações sobre o adiamento do veredicto do julgamento

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário