Programa Partituras apresenta concerto de harpa solo com Daniel Zanata
No Partituras que a TV Brasil exibe ao meio dia e meia de domingo, dia 1o, o harpista Daniel Zanatta interpreta clássicos do instrumento e composições próprias, em sua participação no XIII RioHarp Festival, evento que tem a harpa como atração principal e que ocorreu entre 15 de maio e 3 de junho em diferentes locais do Rio de Janeiro.
Na apresentação, Zannata levou ao público um típico concerto de harpa solo, no qual interpreta peças emblemáticas para o instrumento, como "Allegro" (J. Vernier), "Estudo de Concerto" (F. Godefroid), "Au Martin" (M. Tournier) e "Moldau" (B. Smetana). O harpista também executa as composições próprias "Fantasia A Bela e a Fera" e "Estudo de Concerto."
"O Brasil carece de harpistas e de composições originais de brasileiros para harpa. Tem bem pouca coisa, ainda mais para o estilo clássico. O "Estudo" é importante por ser um estudo de concerto brasileiro, feito por um brasileiro na harpa, para a harpa", observa Zanatta.
A despeito de toda a sua formação clássica, o que atraiu Zanatta para a música de concerto e para a harpa, instrumento que começou a aprender aos 12 anos, foi o rock'n'roll. "Queria, na verdade, fazer rock, gostava muito de ouvir rock. Gostava de Queen, Freddie Mercury, adoro! Queria fazer rock mesmo. Aí pensei: 'para fazer rock, preciso saber música, em uma escola de música'", relembra.
"Não tinha muita noção de como era a harpa. Achava que a harpa era, na verdade, a lira, ou seja, um instrumento pequeno, que você segura nas mãos. Fui conhecer a harpa no primeiro dia de aula. Na verdade, foi muito melhor do que eu esperava: um instrumento grandão, com uma sonoridade enorme, bonita, bem cheia. Um instrumento bem mais potente do que eu estava imaginando.
Zanatta reconhece que a harpa ainda é um instrumento pouco conhecido e praticado no Brasil, mas nota um crescimento no número de harpistas e admiradores da harpa desde que ele próprio começou a tocar. "Cresceu bastante. Apareceu o RioHarp Festival, um evento que todo ano dedica um mês a vários concertos com harpa. Tem também outros festivais. Ano passado, houve a primeira edição do Festival Uff Conexões Musicais, (...) o que é uma coisa boa para a harpa. Estão surgindo coisas novas e o movimento de harpa está crescendo", ressaltou.
Todo domingo, às 12h30, pela TV Brasil, o programa Partituras traz apresentações inéditas e entrevistas com artistas da música instrumental e de concerto.
Serviço:
Partituras – harpista Daniel Zanatta no XII RioHarp Festival.
Domingo, 1o de julho, às 12h30, na TV Brasil.