Série Histórias Raras, da Radioagência Nacional, estreia em podcast
Veículos: Radioagência Nacional
Categorias: Jornalismo
Exibição em: Radioagência Nacional
O especial Histórias Raras , produção original da Radioagência Nacional , entra no ar em formato podcast na semana em que se celebra o Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado anualmente no último dia de fevereiro. Em três episódios, o conteúdo inédito acompanha a descoberta, o convívio e a busca por visibilidade das pessoas que têm condições de saúde incomuns.
A série jornalística desenvolvida pela equipe do veículo de comunicação pública revela a trajetória de quem vive com doenças raras, os desafios diários, o custo financeiro e psicológico de ter uma dessas enfermidades, o empenho para conquistar seu espaço e conseguir colocar em prática políticas públicas.
O podcast estreia com exclusividade na própria Radioagência Nacional que disponibiliza todo o especial até terça-feira, dia 28 de fevereiro. Histórias Raras é a primeira produção que o veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza neste formato.
Janela em plataformas diversas
O conteúdo também pode ser conferido no YouTube da Rádio Nacional com recursos de acessibilidade como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas para pessoas com deficiência auditiva. O ouvinte ainda pode acompanhar os episódios da série Histórias Raras na programação da Rádio Nacional .
A emissora pública apresenta as edições da produção de segunda a sábado, 27 de fevereiro a 4 de março, pela manhã no programa Revista Brasil, entre 8h e 10h, na Rádio Nacional AM e Rádio Nacional da Amazônia ; e na faixa vespertina, no programa Tarde Nacional, de 14h às 16h, na Rádio Nacional AM .
A equipe de radiojornalismo ainda prepara matéria factual sobre o tema e anuncia o lançamento do especial da Radioagência Nacional durante os noticiários. Além da veiculação na Rádio Nacional , o material ainda tem adaptação para a Agência Brasil .
Apesar de ser lembrado este ano em 28 de fevereiro, o marco do Dia Mundial das Doenças Raras é, na verdade, 29 de fevereiro, exatamente por ser tratar de um dia raro. Quando o ano não é bissexto, a alusão à data ocorre no dia anterior. Então, convencionou-se o último dia de fevereiro para a efeméride.
Conteúdo de cada episódio
A estrutura da produção reúne histórias de pessoas com doenças raras e que atuam em prol da causa. A série é baseada no depoimento dessa parcela da população. Os personagens abrem o coração em relatos emocionantes registrados pela Radioagência Nacional .
Na edição que abre a série, intitulada "Um cochilo apenas", o público descobre a trajetória de pessoas que encaram a árdua procura por um diagnóstico correto de doenças nada comuns. Os convidados falam sobre a dificuldade do diagnóstico e como é lidar com a resposta, quando ela chega.
No segundo episódio, "Vale o custo", o assunto remete às adversidades enfrentadas por essas pessoas. Os entrevistados comentam sobre a rotina na de quem vive com uma doença rara. Eles ainda ressaltam a falta de informação e lamentam a falta de compreensão da sociedade em relação a essas pessoas e suas particularidades.
Na última parte do conteúdo, os relatos se encontram no esforço coletivo para garantir políticas públicas para quem vive com doenças raras. A terceira edição aborda a militância dos personagens em seu cotidiano pelos direitos dos raros e discute a necessidade do debate mais amplo sobre essas questões na sociedade.
Créditos da série temática
O especial Histórias Raras é apresentado pela jornalista Patrícia Serrão, responsável pela concepção de pauta, produção e entrevistas. A série é escrita e dirigida por Leyberson Pedrosa, autor da ideia do formato e que também participa da narração.
A nova atração original da Radioagência Nacional tem coordenação e edição de Sumaia Villela. Beatriz Arcoverde assina a edição do terceiro episódio. Simone Magalhães colabora na produção. A sonoplastia e identidade sonora são de José Maria, conhecido como Pardal. A série ainda tem operação de áudio de Tony Godoy e Rafael Thomaz.
Sobre a Radioagência Nacional
A Radioagência Nacional é um veículo público de comunicação que, desde 11 de outubro de 2004, disponibiliza gratuitamente conteúdos radiofônicos produzidos pelas equipes da EBC e parceiros. São dezenas de matérias por dia e áudios gravados que podem ser acessados por mais de 4.500 emissoras de rádio com potencial para alcançar milhões de ouvintes.
Serviço
Histórias Raras
–
Série jornalística especial da Radioagência Nacional em formato podcast
Rádioagência Nacional
Site:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site:
https://radios.ebc.com.br
Instagram:
https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify:
https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube:
http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook:
https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter:
https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
Agência
Brasil
na internet e nas redes sociais
Site:
https://agenciabrasil.ebc.com.
br
Instagram:
https://www.instagram.com/agencia.brasil
Facebook:
https://www.facebook.com/
agenciabrasil.ebc
Twitter:
https://twitter.com/
agenciabrasil
YouTube:
https://www.youtube.com/
AgênciaBrasilOficial