Especial com Evandro Mesquita e banda Blitz embala os 40 anos do Sem Censura, da TV Brasil nesta sexta (4/7)
Em clima de festa, nostalgia e música, o Sem Censura encerra a semana comemorativa dos 40 anos com um repertório que marcou época e segue atual nesta sexta (4), às 16h, na TV Brasil. O especial Anos 80, década em que o programa foi lançado, reúne no palco o cantor Evandro Mesquita com a banda Blitz, a cantora Patrícia Marx e o jornalista Luiz André Alzer, autor do livro "Almanaque dos Anos 80", para um papo com a apresentadora Cissa Guimarães. A debatedora é a também jornalista Fabiane Pereira.
O grupo celebra clássicos que embalaram toda uma geração e fazem sucesso até hoje, assim como o Sem Censura. O conjunto interpreta hits como "A Dois Passos do Paraíso", "Você Não Soube Me Amar", "Betty Frígida", "Weekend" e "Mais Uma de Amor (Geme-Geme)", entre outras obras.
A cantora e compositora Patrícia Marx, que fez parte da infância de muita gente com o Trem da Alegria, relembra histórias daquele período e destaca a sua trajetória artística. O jornalista Luiz André Alzer completa a roda de conversa com curiosidades sobre moda, comportamento, cultura pop e os acontecimentos que moldaram o momento histórico em que o Sem Censura estreou. Cissa Guimarães comanda um "sextou" para cantar junto, se emocionar e voltar no tempo.
Programação especial
Para celebrar as quatro décadas de estreia do Sem Censura, resgatar histórias, encontros e debates que atravessam gerações e destacar momentos que marcaram a história da televisão brasileira, a TV Brasil organizou uma semana inteira de programas temáticos, entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
A sequência reúne convidados especiais e uma boa dose de nostalgia com surpresas para o público. A série de edições inéditas valoriza temas como memória, futuro, música, televisão, humor, esporte e filosofia.
Uma das novidades preparadas pela TV Brasil para festejar os 40 anos do Sem Censura é a presença de plateia durante essa semana nos especiais ao vivo, de segunda a quinta. Pela primeira vez na história da atração, o cenário do tradicional encontro diário abre espaço para o público acompanhar as descontraídas conversas de dentro do estúdio, no Centro do Rio.
O Sem Censura foi reconhecido esse ano com o Prêmio APCA, organizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de Melhor Programa de Televisão. O formato consagrado nas tardes da tevê brasileira estreou no dia 1º de julho de 1985 com Tetê Muniz como titular da bancada, na então TV Educativa do Rio de Janeiro, depois incorporada pela TV Brasil. A produção foi idealizada pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política.
Com diversas apresentadoras em sua história, sendo Lúcia Leme e Leda Nagle duas das titulares mais lembradas, a produção da emissora pública sempre abriu espaço para a troca de ideias com debatedores. A interatividade com o público – por meio das telefonistas, passando pelo fax e e-mail, até as mensagens via WhatsApp, pelo número (21) 99903-5329, e redes sociais, com a hashtag #semcensura40anos – é outra marca do programa.
Alguns dos entrevistados que passaram pela bancada redonda em formato de semicírculo nas primeiras edições temáticas para comemorar as quatro décadas do Sem Censura foram a jornalista e ex-apresentadora Leda Nagle, os atores Eduardo Sterblitch, Fabiana Karla e Sheron Menezzes, o cantor Tiago Iorc, os jornalistas Zeca Camargo, Cristina Padiglione e Fernanda Gentil, o ex-jogador Walter Casagrande e filósofo Mario Sérgio Cortella, entre outros nomes.
A apresentadora Cissa Guimarães celebra a ocasião. "É uma honra participar dos 40 anos desse programa tão icônico para a cultura brasileira. Me sinto grata e feliz por esse momento na bancada. Temos que valorizar muito essa produção prestigiada e importante para a democracia do Brasil que sempre esteve preocupada com arte, informação e serviço de qualidade", afirma sobre o legado e também a atual fase.
Histórico de grandes apresentadoras
O Sem Censura faz parte da programação da TV Brasil desde 1985, quando estreou no dia 1º de julho na então TVE/RJ sob o comando de Tetê Muniz. A produção ficou mais conhecida com o rosto de Leda Nagle na bancada, que apresentou o programa de 1996 a 2016. A atração promovia debates sobre temas variados e era diária, passando a ser semanal desde 2021, e retornou repaginada em 2024 com Cissa Guimarães como titular.
Criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política, o Sem Censura também foi apresentado por profissionais como Gilsse Campos, Lúcia Leme, Claudia Cruz, Beth Camarão, Marcia Peltier, Liliana Rodriguez, Eliana Monteiro, Carla Ramos, Vera Barroso e Marina Machado.
Retorno do programa
Clássico da televisão brasileira, o Sem Censura reestreou na grade do canal público há quase um ano e meio, em fevereiro de 2024. Sob apresentação de Cissa Guimarães, o programa trouxe novos quadros, debatedores, entrevistas e participações musicais.
Com transmissão de segunda a quinta, ao vivo, às 16h, e edições especiais toda sexta-feira, no mesmo horário, o Sem Censura pode ser acompanhado pelo app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. O conteúdo também fica disponível em formato de podcast no Spotify. Ainda tem janela alternativa na telinha mais tarde, no mesmo dia, às 23h30.
O formato resgatou pontos clássicos como a bancada em formato semicírculo, mas de forma repaginada, com a apresentadora ao centro. A trilha sonora que marcou as tardes ganhou um ritmo mais popular. A identidade visual também foi reformulada, com elementos mais jovens e conectados ao universo digital.
A interatividade está presente no programa com a hashtag #semcensura40anos nas redes sociais. O público também pode participar pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Cissa Guimarães lê e comenta as mensagens, enquanto os convidados respondem às perguntas enviadas.
Debatedores e mais cultura
O Sem Censura trouxe de volta no ano passado a presença dos debatedores fixos, que se revezam a cada edição. A produção reúne nomes como o carnavalesco Milton Cunha, o ator Fernando Caruso, a comediante Dadá Coelho, a atriz e apresentadora Luana Xavier, o educador social e comunicador Jota Marques, o jornalista Ernesto Xavier e a jornalista Fabiane Pereira, especializada em música.
Eles se alternam na atração com outros profissionais que trabalham na emissora como a jornalista e apresentadora Katy Navarro, que já comandou o programa em outras oportunidades; a cantora, jornalista e também apresentadora de atrações musicais da TV Brasil, Bia Aparecida; e o jornalista e produtor de conteúdo, Muka.
Com direção geral de Bruno Barros, que também já esteve na apresentação do Sem Censura em outras temporadas, o programa retoma a vocação de ser um espaço de divulgação da produção cultural brasileira e referência para novos artistas.
Todas as sextas-feiras, o Sem Censura reúne atrações musicais que se apresentam no palco. A atração mescla tributo a grandes personalidades que já partiram e homenagem em vida a diversos astros da cena cultural brasileira. A direção artística do programa é de Leila Maia.
Serviço
Sem Censura – segunda a sexta, às 16h, na TV Brasil
Sem Censura (reprise) – segunda a sexta, à meia-noite, na TV Brasil
Sem Censura – Spotify - https://open.spotify.com/show/09O9CTA1nHctKJ2AdII0JZ
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br