Rádio MEC estreia nova série original de Ruy Castro dedicada a Orlando Silva
A Rádio MEC estreia, neste domingo (11), o seriado “Orlando Silva, o cantor das multidões”, produção inédita apresentada pelo jornalista e escritor Ruy Castro. Em três episódios, o programa vai ao ar na emissora pública com edições semanais às 21h.
A série original é dedicada a Orlando Silva, um dos maiores intérpretes do Brasil, e promete surpreender os ouvintes, já que o cantor morreu há quase 50 anos e já estava esquecido pelas gravadoras e pelo rádio. Cada edição do seriado destaca um dos gêneros musicais em que Orlando se superou: samba, fox e valsa.
“Você será apresentado a um insuperável cantor romântico, mas de enorme modernidade para os anos 30 e 40 do século passado. E tão versátil que podia encarar gêneros tão díspares”, afirma Ruy Castro no episódio de estreia “Orlando canta sambas”. Nas semanas seguintes, o público vai conferir “Orlando canta foxes” e “Orlando canta valsas”.
A produção de Ruy Castro, Heloisa Seixas e Julia Romeu está disponível em diversas plataformas. Além de acompanhar no dial da emissora, os ouvintes podem conferir o conteúdo exclusivo no app Rádios EBC, na transmissão em streaming no site da emissora pública e em formato podcast pelo Spotify.
Primeiro episódio
Em “Orlando canta sambas”, episódio de estreia da série, Ruy Castro destaca a grandeza de Orlando Silva como um dos maiores cantores populares do mundo. O jornalista lembra que o título de “o cantor das multidões” foi dado pelo locutor Cesar Ladeira, depois que Orlando atraiu uma enorme plateia improvisada na praça em frente a uma estação de rádio e cantou à capela da sacada, durante uma turnê em São Paulo em 1938.
Ao longo da atração, Ruy Castro resgata sambas emblemáticos interpretados com maestria por Orlando Silva. São eles: “Alegria”, de Assis Valente e Durval Maia; “Juramento falso”, de J. Cascata e Leonel Azevedo; “Meu romance” e “Lágrimas de homem”, de J. Cascata; “Atire a primeira pedra”, de Ataulpho Alves e Mario Lago; “Boêmio”, também de Ataulpho, mas com o parceiro J. Pereira; e “Errei... erramos”, só de Ataulpho; “Amigo leal”, de Benedito Lacerda e Aldo Cabral; “Uma dor e uma saudade,” de Zé Pretinho e Reis Saint-Clair; “Preconceito,” de Marino Pinto e Wilson Batista; “Faixa de cetim,” de Ary Barroso; “Tua beleza”, de Bide e Marçal; “Brasa”, de Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins; “A primeira vez,” de Bide e Marçal; e “Aos pés da cruz,” de Marino Pinto.
Sobre Ruy Castro
O jornalista e escritor Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988 passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de "Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova".
É autor de biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, reconstituições históricas sobre a bossa nova, o samba-canção e o Rio de Janeiro dos anos 1920, além de romances e obras sobre cinema e literatura. Em 2021, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para ocupar a cadeira 13 da ABL.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Estreia “Orlando Silva, o cantor das multidões” - domingo, dia 11/05, às 21h, na Rádio MEC
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
X: https://x.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS