one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças escolhem; brinquedos em loja na rua 25 de março em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe aqui, a partir das 14h, o debate sobre a relação entre Infância e Consumo

Criado em 07/03/13 14h27 e atualizado em 11/03/13 14h38

Acompanhe o debate ao vivo aqui:

 


Free desktop streaming application by Ustream

 

 Crianças escolhem; brinquedos em loja na rua 25 de março em São Paulo
Consumismo infantil é tema de debate em SP (Marcelo Camargo/ABr)

A relação entre as crianças e os hábitos de consumo da sociedade atual são tema do debate em São Paulo, marcado para às 14h. O encontro contará com a presença de Suzan Linn, autora do livro Crianças do Consumo: A Infância Roubada e co-fundadora e diretora da Campanha por uma Infância Sem Comerciais (CCFC).

De acordo com o Instituto Alana, que promove o evento, as propagandas voltadas às crianças prejudicam o desenvolvimento e atingem o direito de proteção à criança previsto no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor – que determina que a publicidade não pode se aproveitar da deficiência de julgamento e inexperiência da criança, sob pena de ser considerada abusiva e, portanto, ilegal.

Segundo os organizadores, a publicidade está entre as causas do aumento da obesidade infantil, provoca adultização e erotização precoce nas crianças, além do consumo precoce de álcool e tabaco. Além disso, colabora para a violência e e estresse familiar. Isso, porque – defende o instituto – elas não conseguem entender o caráter persuasivo usados nas mensagens comerciais.
 
O bate-papo com a autora ocorre em uma semana importante para a causa, já que o próximo dia 15 é o Dia Mundial do Consumidor e dia 19 acaba o prazo concedido para que o governador governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresente sua decisão quanto ao Projeto de Lei 1096/2011, que tem o objetivo de proteger as crianças dos apelos publicitários vinculados a alimentos pouco saudáveis.

O evento é realizado na sede do Instituto, em Pinheiros (SP). Mais informações: www.alana.org.br

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário