one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Conheça as origens do samba no Brasil

Criado em 10/02/15 08h21 e atualizado em 12/02/15 06h22
Por Portal Brasil

De origem afro-baiana, o samba descende do lundu usado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira.

Característica marcante do Brasil, o samba cresce e se reinventa. Samba-canção, samba de breque, samba de roda, samba-enredo, samba rock são alguns de seus derivados.

O samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005.

Os primeiros registros do samba de roda, já com esse nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860. Historiadores da música popular consideram o samba de roda baiano como uma das fontes do samba carioca que veio a tornar-se, no decorrer do século XX, um símbolo de brasilidade.

A origem do samba carioca remete à migração de negros baianos para o Rio de Janeiro ao final do século XIX, que teriam buscado reproduzir seu ambiente cultural de origem, onde a religião, a culinária, as festas e o samba eram partes destacadas.

As famosas tias baianas, como tia Amélia, tia Perciliana e sobretudo tia Ciata e seus filhos, Donga e João da Baiana, tiveram papel importante na fase pioneira do samba no Rio de Janeiro, sobretudo até meados dos anos 1920.

Em 1917, foi gravado em disco o primeiro samba, “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. Aos poucos o ritmo chegava ao mercado fonográfico, até se popularizar com o surgimento do rádio e ser aceito pela classe média.

No início do século XX, foi adotado por compositores como Ernesto Nazareth, Noel Rosa e Cartola, que o retiraram da obscuridade e o legitimaram na cultura oficial.

Depois disso, o samba de Roda baiano continuou sendo uma das referências do samba nacional, presente nas obras de Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso, assim como na ala das baianas das escolas de samba e nas letras de inúmeros compositores de todo o País.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Nega do cabelo duro - Edevaldo e As Gatas - 1982

Samba-enredo

Característica do Carnaval Brasileiro, o samba-enredo foi criado a partir da estruturação progressiva das escolas de samba, no final da década de 1920.

No ritmo, o compositor elabora os seus versos para apresentação no desfile. Ao longo do tempo, ele adquiriu características próprias, como a capacidade narrativa de descrever de maneira melódica e poética uma “história”, que se desenrola durante o desfile.

Dia do Samba

O Dia do Samba é comemorado nacionalmente em 2 de dezembro e foi criado em homenagem a Ary Barroso, pela composição da música  “Na Baixa do Sapateiro”, que marcou sua primeira visita à Salvador. Inicialmente, a data era festejada apenas na capital baiana, mas acabou se tornando nacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário