one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manoel Dias destaca importância de escolas técnicas para o futuro da juventude

Criado em 02/02/15 15h17 e atualizado em 02/02/15 15h33
Por Alana Gandra Edição:Armando de Araújo Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, coordena seminário sobre inserção de imigrantes no mercado de trabalho brasileiro (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Para o  ministro Manoel Dias, a juventude é o segmento com maior percentual de pessoas desempregasdas Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, disse hoje  (2) que a juventude brasileira reivindica presença maior na vida do país. Ele participou do 13º Encontro Nacional das Escolas Técnicas - Debate Empreendedorismo para a Juventude, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para Dias, as escolas técnicas têm importância fundamental para o futuro da juventude, porque, por meio dos  cursos oferecidos, elas inicialmente podem “qualificar e preparar uma geração inteira”, de modo que consiga o primeiro emprego e entre no mercado de trabalho “e, em segundo lugar, contribuir”. 

Segundo o ministro, atualmente a juventude é o segmento com maior percentual de pessoas desempregadas. Destacou que, por meio do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, o  ministério tenta desenvolver uma série de ações e programas em benefício dos jovens.

Manoel Dias informou que o empreendedorismo é uma peça essencial. Estatísticas do ministério mostram que 64% dos jovens gostariam de ser empreendedores individuais. “Este é um campo que também estamos desenvolvendo”, ressaltou.

Dias lembrou que vários órgãos financeiros como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizam recursos  para financiar o empreendedorismo. “Acho que é  uma maneira de permitir aos jovens que eles demonstrem e desenvolvam a capacidade gerencial”.

O ministro citou o caso de Santa Catarina, onde muitas empresas começaram a se desenvolver pelo empreendedorismo “e hoje são grandes empresas, algumas multinacionais”. Para Dias, o grande desafio do ministério é a qualificação profissional, “especialmente da juventude”.

Segundo ele, a proposta é, no decorrer deste ano, incorporar 500 mil jovens nos cursos disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec), nas versões Pronatec Jovem Aprendiz e Pronatec Empresa, com as quais o Ministério do Trabalho e Emprego tem parceria. 

O 13º Encontro Nacional das Escolas Técnicas prossegue até o próximo dia 5. Para amanhã (3) está previsto debate sobre os desafios e perspectivas do Pronatec e o papel da escola no combate ao racismo.

O tema central do dia 4 são os desafios da expansão de qualidade e permanência no ensino técnico e assistência estudantil. No último dia do evento, haverá lançamento  da Cartilha de Grêmios -  Gestão 2013/2015 e a final do campeonato de futsal. 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário