one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jogos indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Brasil quer criar entidade internacional para organização de jogos indígenas

Criado em 22/10/15 11h24 e atualizado em 22/10/15 12h11
Por Andreia Verdélio Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O ministro do Esporte, George Hilton, disse hoje (22) que o Brasil vai propor aos países participantes da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas a criação de uma entidade internacional que organize esse evento a cada três ou quatro anos. “Vamos fazer uma consulta a todos os países e à medida que esses comitês aceitarem a possibilidade da criação, o Brasil já é candidato a sediar a entidade, até porque tem um protagonismo muito grande na cultura indígena”, disse.

Os jogos ocorrem entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro em Palmas, no Tocantins, e vão reunir 23 povos nacionais e grupos indígenas de 22 países. No Brasil, a seleção das etnias foi feita pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que levou em conta a geografia étnica e os biomas nacionais. A realização do evento é uma parceria entre o Ministério do Esporte e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Segundo Hilton, o Brasil já organizou 12 eventos nacionais esportivos indígenas e o mais importante não é a disputa, mas a celebração entre os índios, a discussão de questões de interesse e as reivindicações das comunidades em todo o mundo. Durante os jogos, serão promovidos fóruns técnicos sobre temas como saúde, educação, agricultura familiar, demarcação de terras e inclusão digital, lembrou o ministro, acrescentando que algumas etnias se recusaram a participar em protesto pelas reivindicações não atendidas.

Para a construção da arena e de toda a infraestrutura esportiva o ministério investiu cerca de R$ 50 milhões. “Teremos todas as condições para realizar não só as modalidades tradicionais, mas outras que são indígenas e que não terão competição. São 22 países e todos eles farão a exibição de algum tipo de modalidade, algumas que nem conhecemos”, disse.

Hilton participou nessa quinta-feira do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário