one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Rio ocupará complexos do Chapadão e da Pedreira antes das Olimpíadas

Criado em 20/10/15 19h22 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Douglas Correa Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O governador Luiz Fernando Pezão disse hoje (20) que os complexos do Chapadão e da Pedreira, na zona norte do Rio, serão ocupados pelo Exército e pelas forças de segurança do estado no ano que vem, provavelmente entre abril e maio de 2016. As duas regiões estão próximas do Complexo Esportivo de Deodoro, onde serão disputadas várias modalidades esportivas na Rio 2016 e o governo do estado está usando toda a área de inteligência, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF), com o serviço de inteligência do Exército, para auxiliar no combate à criminalidade na região da Pedreira e do Chapadão.

Pezão disse que a parceria com as forças de segurança do governo federal vão começar agora. A PRF e a PF vão disponibilizar mais homens no estado do Rio, com o uso da área de inteligência, helicópteros, trabalhando em sintonia com as áreas de inteligência do Rio. “Eles têm muita experiência ali. Quem pegou o Playboy, [o traficante Celso Pinheiro Pimenta, morto no Complexo da Pedreira em agosto deste ano] foi a Polícia Federal, junto com a nossa área de inteligência”, disse.

Rio de Janeiro - Na tarde de hoje (25), o Exército chegou ao 22 Batalhão da Polícia Militar, na favela Nova Holanda, no conjunto de favelas da Maré, zona norte da capital fluminense (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Os complexos do Chapadão e da Pedreira devem ser ocupados entre abril e maio de 2016Tomaz Silva/Agência Brasil

O governador disse que para a ocupação dos complexos do Chapadão e Pedreira é necessária muita cautela, porque o Exército, que atualmente está com 40 operações em outros estados e fronteiras do país, vai disponibilizar mais de 17 mil homens nas Olimpíadas Rio 2016. “A gente tem de ir com muita cautela nessa parceria, mas eles nunca nos furtaram ajuda e eu tenho certeza de que se, por ventura, tiver alguma piora em qualquer região, o Exército está aqui de prontidão para nos ajudar”.

Uma reunião ontem (19), no Palácio Guanabara, com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e interino da Defesa, general Eduardo Villas Bôas, e a presença do Estado-Maior do Exército, além do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, discutiu a atuação dos setores de segurança no estado até as Olimpíadas, que ocorrem entre agosto e setembro de 2016.

A estrutura, que também terá apoio das Forças Armadas, deve reproduzir o modelo utilizado na Copa do Mundo. A parceria entre os governos federal e estadual está em andamento com ações ostensivas e de inteligência.

“Nós vamos receber um efetivo muito grande, que começa a chegar antes dos Jogos. Sabemos que temos um problema que é a entrada de armas. A ajuda da DEA [Drug Enforcement Administration] é muito importante e, por isso, buscamos toda cooperação visando também as Olimpíadas”, disse Pezão.

A DEA, agência de combate ao narcotráfico dos Estados Unidos, vai abrir um escritório no Rio de Janeiro, atendendo a um pedido do secretário José Mariano Beltrame, que esteve na sede do departamento americano há dois meses. A finalidade da parceria é levantar as rotas pelas quais as armas pesadas entram no Brasil e como chegam às mãos do narcotráfico.

Mais policiais

Pezão informou que a Polícia Militar necessita de mais homens e que o curso formação de soldados foi estendido por mais dois meses para melhorar o aperfeiçoamento da tropa. “A gente vai ter 6 mil novos policiais durante o ano de 2016, cerca de 3 mil deles serão incorporados à tropa no 2º semestre. A nossa primeira formatura desses soldados será colocada no Complexo da Maré, porque a gente está com falta de PM’s ali, além de colocar mais policiais nos batalhões da Baixada Fluminense e em São Gonçalo, [na região metropolitana]", disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário