one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ainda não há explicação definitiva sobre as causas do acidente de trem na Espanha

Imagem:

Compartilhar:

Acidente de trem foi o pior da Espanha em 70 anos

Criado em 25/07/13 12h08 e atualizado em 25/07/13 12h18
Por Agência Brasil Edição:José Romildo

Brasília - O descarrilamento de trem em Santiago de Compostela, na Galícia (Espanha), que matou 80 pessoas, é o pior do país em quase 70 anos. O desastre está mobilizando a população espanhola. O governo da Espanha decretou três dias de luto nacional. O país e o mundo manifestam pesar e aguardam conclusões sobre as causas do acidente.

O acidente ocorreu quarta-feira (24) às 20h45 (horário local) quando o trem de alta velocidade, que fazia a ligação entre Madri e Ferrol, com quase 250 passageiros, descarrilou a três quilômetros de Santiago de Compostela.

Durante a noite, os serviços de assistência transferiram 178 feridos para diferentes hospitais. Noventa e cinco pessoas continuam internadas. Mais de 30 adultos e quatro crianças estão em estado crítico.

No local, visitado hoje (25) pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prosseguem as operações de remoção dos destroços.

Leia também no Portal EBC:

Atlético-MG ganha do Olimpia nos pênaltis e se sagra campeão da Libertadores

Entenda o que é a desmilitarização da polícia

Confira aplicativo com banco de questões do Enem

Campanha por prisão de nazistas é lançada na Alemanha

A ferroviária estatal Renfe disse ser muito cedo para determinar as causas do acidente, mas a imprensa diz que a velocidade pode ter contribuído para o desastre. O próprio maquinista admitiu que viajava a 190 quilômetros por hora (km/h) numa zona limitada a 80 km/h.

A caixa preta, essencial para entender as causas de desastre, já foi entregue ao juiz encarregado de investigar o caso.

O primeiro-ministro Mariano Rajoy, natural de Santiago de Compostela, anunciou que serão realizadas duas investigações: uma judicial e outra de responsabilidade da Comissão de Investigação aos Acidentes Ferroviários do Ministério dos Transportes.

O acidente levou a cidade de Santiago de Compostela a cancelar os concertos e espetáculos de fogo de artifício previstos para hoje, dia das festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

O rei Juan Carlos e o príncipe Felipe também cancelaram todos os compromissos públicos em respeito às vítimas. Em comunicado publicado no site da Casa Real, o monarca manifestou “dor e tristeza” perante o desastre e transmitiu “um profundo carinho e solidariedade” pelos familiares das vítimas.

A Casa Real anunciou que os reis se deslocam ainda hoje a Santiago de Compostela para visitar os parentes das vítimas e os feridos que continuam hospitalizados.

De todo o mundo chegaram mensagens de condolências, como a do presidente de Portugal, Cavaco Silva, e a do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Rússia, Israel, Itália e Holanda, França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e México foram outros países que se manifestaram em nível governamental.

O papa Francisco, que se encontra no Brasil, disse estar profundamente tocado pelo acidente, uniu-se à dor das famílias das vítimas e dos feridos e apelou à oração.

*Com informações da Agência Lusa e da RTVE

Edição: José Romildo
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário