one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Encenação da Via Sacra, na Praia de Copacabana

Imagem:

Compartilhar:

Turistas estrangeiros da JMJ consideraram caros serviços de telefonia e internet, diz Embratur

Criado em 01/08/13 16h07 e atualizado em 01/08/13 16h22
Por Carolina Gonçalves Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – Um levantamento divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) mostrou que, durante a Jornada Mundial da Juventude, 30,6% de 500 turistas estrangeiros que responderam a pesquisa, consideraram os serviços de telefonia e acesso à internet ruins ou péssimos. Foi o quesito com a pior avaliação, conforme o instituto, seguido por limpeza pública (13,3%).

Os itens com melhor avaliação foram sinalização no Rio de Janeiro (79,4% responderam ótimo e bom), aeroportos (76,5%) e segurança pública (73,2%). Em relação aos preços, um em cada três turistas considerou caro os serviços de telefonia e acesso à internet. De acordo com a pesquisa, os serviços turísticos que tiveram o maior número de críticas foram câmbio (30,1% avaliaram como ruim e péssimo) e menus em outras línguas (29,3%). 

“As críticas giram em torno da dificuldade de acesso à rede e aos custos desse serviço”, explicou Flávio Dino, presidente da Embratur. Segundo ele, a solução para esse problema passa fundamentalmente pelo aumento de investimentos. “Não tem outra saída. As empresas estão perdendo usuários e dinheiro por não investirem em melhorias”, concluiu.

Na Copa das Confederações, torcedores também haviam relatado dificuldades em acessar os serviços de telefonia e internet. Na ocasião, as operadoras informaram ter registrado picos de ligações e congestionamentos.

Segundo o ministro, o papel da Embratur é clarear, para o governo e para o mercado, o que precisa ser melhorado. “E essa temática da competitividade continua atual. Essa questão só não apareceu tão evidente na JMJ [Jornada Mundial da Juventude] porque o perfil era de um público que usou hospedagem alternativa e que recorreu à alimentação oferecida pelo próprio evento”, explicou.

Leia também:

Telexfree e Bbom: Saiba a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira

Onde está Amarildo? Saiba quem é o pedreiro que desapareceu na Rocinha

Com greve, saiba se seu voo está atrasado ou foi cancelado

Durante a jornada, um em cada três turistas estrangeiros ficou em escolas ou ginásios (32,2%), de acordo com os dados coletados pela Embratur. E 28% se hospedaram em casas de amigos ou parentes, e 23%, em paróquias e igrejas. Apenas 8% dos estrangeiros que vieram para o Brasil durante a JMJ ficaram em hotéis e 3,6%, em albergues.

“O país precisa de uma agenda de regulação e fiscalização dessa questão”, defendeu Dino. Além do monitoramento de preços, o presidente da Embratur defendeu mais investimentos e incentivos. “O turismo é um setor que responde muito rápido. Este ano, o governo anunciou a isenção de equipamentos para parques temáticos e isso já impactou nos preços. Com mais financiamento, crédito e desoneração, o setor vai crescer mais e reduzir os preços”, concluiu.

Os dados preliminares mostram que quatro em cada dez estrangeiros que vieram para a jornada viajaram de ônibus e 58% de avião. Mais de 89% das pessoas disseram que deixaram o país satisfeitos ou muito satisfeitos com o que viram e quase todos declararam que querem voltar ao país.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário