one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Aconteceu hoje (01), pela manhã, a abertura da 10ª Semana do Peixe na Colônia de Pescadores Z13, em Copacabana

Imagem:

Compartilhar:

Semana do Peixe é lançada no estado do Rio

Criado em 01/09/13 15h28 e atualizado em 01/09/13 15h48
Por Paulo Virgilio Edição: Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro -  Uma das mais tradicionais colônias de pescadores da cidade do Rio de Janeiro, a Z-13, sediada no Posto 6, na Praia de Copacabana, foi o local escolhido para o lançamento hoje (1º) no estado da 10ª Semana do Peixe. A campanha, promovida nacionalmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura - e que de fato é uma quinzena - vai até o próximo dia 15, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado no Brasil.

Leia também:

Pequenas mudanças de hábitos melhoram qualidade de vida, diz nutricionista

Semana do Peixe aposta na redução do preço para estimular consumo

Acompanhada do presidente da colônia de pesca, Pedro Marins, a superintendente do ministério no Rio de Janeiro, Suely Amaral, fez o lançamento, representando o ministro Marcelo Crivella, que não pôde comparecer. A movimentação nas barracas de venda de peixe da colônia atraiu não só compradores, mas também muitos banhistas, que aproveitavam o domingo de sol na praia.

Segundo Suely Amaral, a campanha funciona como uma âncora, no segundo semestre, para o aumento do consumo de pescado, papel que no primeiro semestre é exercido pela Semana Santa. A população brasileira ainda consome menos pescado do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é pelo menos 12 kg/ano por habitante. A média atual do país é 9 kg/ano por habitante e a meta do Ministério da Pesca é atingir, até o final de 2015, a recomendação da OMS.

“No ano passado, tivemos um aumento de 24% no consumo nos dias da Semana do Peixe no estado e este ano a meta é superar esse índice e conscientizar cada vez mais o consumidor”, disse a superintendente. “Teremos doações de pescado a comunidades, cursos de capacitação nas colônias de pescadores de todo o estado, estímulo à introdução de mais peixe no cardápio da merenda escolar e nas cozinhas comunitárias, e ainda contamos com a adesão voluntária dos restaurantes. Com maior consumo de peixe, os preços tendem a cair”, acrescentou.

As comunidades da Providência, no centro, e Mangueira, Salgueiro e Encantado, na zona norte, receberão 1 tonelada de pescado cada uma. Os cursos de capacitação serão oferecidos na colônia de Copacabana e em dois municípios onde a atividade pesqueira é importante: São Gonçalo, na região metropolitana, e Angra dos Reis, na Costa Verde.

Em Cabo Frio, onde o ministro Marcelo Crivella esteve ontem (31), para divulgar a Semana da Pesca, uma das atividades é um circuito gastronômico envolvendo nove restaurantes do Boulevard Canal, uma das atrações turísticas da cidade. Além da Semana do Peixe, o estímulo à realização de festivais gastronômicos de frutos do mar faz parte de um calendário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, com o apoio do ministério, para promover o consumo.

Edição:  Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário