one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Lago Paranoá amanheceu nesta quinta-feira (17) com mancha de óleo

Imagem:

Compartilhar:

Parte do Lago Paranoá é interditada após aparecimento de mancha de óleo

Criado em 20/10/13 12h18 e atualizado em 20/10/13 12h37
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Brasília -  Após o aparecimento de uma mancha de óleo na última quinta-feira (17), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal interditou um trecho do Lago Paranoá, na região do Iate Clube. O local é tradicionalmente frequentado por banhistas e usado para a prática de esportes náuticos e o tráfego de embarcações.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental do Distrito Federal (Ibram), inicialmente a interdição será por 15 dias. Laudos técnicos elaborados pela Caesb e pela Universidade de Brasília (UnB) comprovaram o comprometimento das condições de balneabilidade no trecho do lago, levando risco à saúde dos banhistas. Além disso, a movimentação da água provocada pela passagem de barcos e lanchas pode espalhar mais o óleo. Após esse período, outro exame avaliará as condições da água.

De acordo com os laudos, o óleo que atingiu o Lago Paranoá, causando uma mancha de 3 quilômetros, vazou do Hospital Regional da Asa Norte, por meio de uma caldeira usada pelo hospital para esterilizar equipamentos. Na sexta-feira (18), uma segunda mancha, de menor porte, apareceu em outro ponto do lago, próximo à Concha Acústica, local onde são realizados eventos culturais. Devido ao vazamento, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, responsável pelo hospital, foi multada em R$ 280 mil.

Segundo o Ibram, órgão ligado à secretaria, o separador de água e óleo da caldeira estourou e acabou despejando óleo pela tubulação de água pluvial, atingindo o lago. Parte do óleo  vazado contaminou o fundo do Lago Paranoá.  

O Ibram informou ainda que os procedimentos de limpeza já foram iniciados. Para evitar que o óleo se espalhe, há 800 metros de barreiras flutuantes e de absorção. A Petrobras está contribuindo com o trabalho de retirada da camada de óleo.

Até o momento, foram capturados três animais afetados pelo óleo: duas tartarugas e uma ave. Eles foram encaminhados ao Zoológico de Brasília.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário