one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Paulo – A queda de um guindaste nas obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão, que será palco da abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2014, provocou o desabamento de parte da estrutura das arquibancadas

Imagem:

Compartilhar:

Após nova vistoria, Defesa Civil mantém interdição parcial do Itaquerão

Criado em 28/11/13 14h41 e atualizado em 28/11/13 15h01
Por Camila Maciel Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Queda de um guindaste nas obras do estádio do Corinthians, o Itaquerão
O Itaquerão, como é conhecido o estádio, será palco da abertura da Copa do Mundo, em junho do próximo ano, e de mais cinco jogos da competição (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – Após nova vistoria na manhã de hoje (28), a Defesa Civil manteve a interdição da área afetada pela queda de um guindaste na obra da Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste. No acidente, dois operários morreram e um ficou ferido. O local interditado desde ontem (27) representa, aproximadamente, 10% do estádio, 30% da área leste da arena e 5% de todo o conjunto de obras do entorno do estádio. O Itaquerão, como é conhecido o estádio, será palco da abertura da Copa do Mundo, em junho do próximo ano, e de mais cinco jogos da competição.

O coordenador da Defesa Civil, coronel Jair Paca de Lima, informou que as obras podem continuar no restante do estádio. “Foi entregue um auto de interdição para o representante do proprietário das instalações. Ele tem um prazo para entrada de documentação, solicitando a permissão para execução de obras emergenciais. Quando sair essa documentação, ele já pode dar continuidade a essas obras emergenciais”, explicou.

Leia outras notícias sobre o Itaquerão

Paca de Lima disse que a estrutura básica do estádio não foi afetada. “O risco de colapso de estrutura naquela área é só a parte metálica e do guindaste que veio abaixo”. Segundo o coordenador, apenas uma parte do piso foi destruída, o que não representa perigo. Ele informou que a Construtora Odebrecht, responsável pela obra, acompanhou a vistoria e somente ela poderá dizer se as obras serão retomadas na segunda-feira, na parte não afetada, como está previsto pela empresa.

“Ocorreu uma falha de procedimento. Quem vai dizer o tipo de falha é a perícia. Pode ser falha humana, de equipamentos, de materiais ou algo fortuito”, disse Paca de Lima. Segundo o coordenador, as primeiras observações não sinalizam declividade no solo. “Se houve, foi coisa de milímetros, porque há uma base abaixo da máquina e essa base não sofreu afundamento”, declarou.

As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Técnico Científica, que tem prazo de 30 dias para apresentar o laudo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, esse prazo pode ser prorrogado se houver necessidade. Os peritos começaram os trabalhos na tarde de ontem e hoje cedo retornaram ao local.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário