one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O objetivo da ocupação é pressionar pela aprovação da eleição direta para os cargos de reitor e de vice-reitor

Imagem:

Compartilhar:

USP diz que prédio ocupado por estudantes precisará de reparos

Criado em 12/11/13 19h12 e atualizado em 12/11/13 19h35
Por Daniel Mello Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

São Paulo – O prédio da administração da Universidade de São Paulo (USP) precisará de pelo menos duas semanas de reparos antes de voltar funcionar normalmente. Segundo a reitoria da instituição, esse será o tempo necessário para consertar os estragos causados pelo grupo de estudantes que ocupou o local por 42 dias. Cerca de 1 mil pessoas trabalham no edifício.

No início da manhã de hoje (12), a Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de reintegração de posse para o local. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Tropa de Choque chegou ao local por volta das 5h30 e não encontrou resistência por parte dos alunos, que já haviam deixado a reitoria. Porém, dois estudantes, de 23 e 27 anos, que saíam do prédio, foram detidos e encaminhados ao 93º Distrito Policial (Jaguaré).

Leia mais notícias no Portal EBC

De acordo com o comunicado da reitoria, deve ser finalizada até a próxima quinta-feira (14) uma auditoria patrimonial no prédio para determinar a extensão dos prejuízos. Foram identificados, até o momento, furto de equipamentos, danos a móveis, arrombamento de portas e pichação de paredes. “Trata-se de uma barbárie diante dos paulistas que mantém a USP. Há meios legítimos em uma sociedade de direito plena para resolver questões ou impulsionar mudanças”, critica a reitoria.

Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) considerou a presença da Tropa de Choque uma atitude “autoritária, truculenta, e inadmissível no interior de um espaço universitário". Os representantes do DCE destacam que o atual reitor, João Grandino Rodas, trata a educação como "caso de polícia".

Os alunos ocuparam o prédio em 1° de outubro. Suas reivindicações são por eleições diretas aos cargos de reitor e vice-reitor, votação paritária entre as três categorias - alunos, funcionários e professores - e pelo fim da lista tríplice, que confere ao governador Geraldo Alckmin a escolha do reitor entre os mais votados.

Edição: Marcos Chagas

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário