one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasil alcança mais de quatro milhões de empregos com carteira assinada

Imagem:

Compartilhar:

Índices que antecipam situação de emprego ficam estáveis

Criado em 16/12/13 10h15 e atualizado em 16/12/13 10h30
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Indicador Antecedente de Nível e Emprego teve variação negativa em novembro pela primeira vez desde julho, mas ficou praticamente estável (-0,1%) em relação a outubro. O IAEmp antecipa a evolução do mercado de trabalho e foi divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado consolida a recuperação da forte queda registrada em julho, quando o indicador variou -5,7% ante junho.

Na composição do índice, pesaram negativamente as expectativas dos empresários em relação ao ambiente de negócios, com queda de 2,9%. Por outro lado, o ímpeto de contratações de mão de obra subiu 2,2%.

O índice é calculado levando em conta o emprego previsto e a situação atual nas sondagens da Indústria e de Serviços, além da tendência dos negócios nas mesmas sondagens. Também são consideradas as expectativas em relação ao mercado de trabalho da sondagem do consumidor.

Leia também em Economia:

Caem estimativas para crescimento da economia pela segunda semana seguida

Consumidor deve ser mais cauteloso com compras de Natal, estimam especialistas

Construção de porto em Ilhéus pode contribuir para desafogar terminais do Sul e Sudeste

Outro dado relativo ao emprego divulgado hoje pelo Ibre/FGV foi o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que variou 0,2% em novembro sobre outubro.

O ICD é composto por dados que separam em quatro classes de renda familiar a percepção da Sondagem do Consumidor, que avalia a situação presente do mercado de trabalho. Em outubro, o ICD havia caído 1,9%.

As que tiveram o melhor desempenho foram as de renda mais alta e mais baixa. De um lado, as que ganham até R$ 2.100 variaram 2%, e, de outro, as com renda maior que R$ 9.600 evoluíram 1,5%.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário