one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vacinação do HPV

Imagem:

Compartilhar:

São Paulo deve imunizar 808 mil meninas contra o HPV

Criado em 07/03/14 17h32 e atualizado em 07/03/14 18h02
Por Daniel Mello Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), causador de câncer de colo do útero, terá início na segunda-feira (10). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a meta estadual é imunizar 808 mil meninas entre 11 e 13 anos. Até o dia 10 de abril a primeira dose será oferecida nos 5 mil postos de saúde instalados no estado. Em alguns municípios haverá vacinação nas escolas.

Leia mais notícias sobre o assunto:

Saiba o que é o hpv

O esquema de vacinação é dividido em três etapas, sendo que a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. A terceira dose, que serve como reforço, é administrada cinco anos depois da aplicação inicial.

De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país, a vacina será distribuída a 36 mil postos. A meta nacional é imunizar 80% das 5,2 milhões meninas entre 11 e 13 anos. Em 2015, a vacina passará a ser oferecida às jovens de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

O HPV é um vírus transmitido durante relações sexuais. Inicialmente a infecção causada pelo vírus começa sem sinais aparentes, mas pode evoluir para lesões na pele e nas mucosas. Sem tratamento correto, as lesões podem se transformar em câncer, principalmente no colo do útero.

Segundo o ministério, o HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero. Os médicos ressaltam que a vacinação é um instrumento de proteção contra a doença. A recomendação para mulheres de 25 a 64 anos é o uso de preservativo e o exame preventivo do Papanicolau.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário