one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PM controla tumulto e ajuda a concluir reintegração de posse de terreno da USP

Criado em 23/12/14 15h11 e atualizado em 23/12/14 15h36
Por Flávia Albuquerque Fonte:Agência Brasil

Após algumas horas de tumulto, confusão e três ônibus queimados, a reintegração de posse do terreno da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital paulista, já foi concluída. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a situação está sob controle na área ao lado do Hospital Universitário, no campus Butantan da USP. Conforme a PM, os policiais permanecerão no local apenas para garantir a segurança das pessoas que trabalharão na retirada do entulho.

Leia também no Portal EBC:

Três ônibus são queimados durante reintegração de posse de terreno da USP

Retrospectiva 2014: 15 momentos para recordar

A ação de reintegração de posse da área começou por volta das 6h52 da manhã de hoje (23). De acordo com a PM, no local havia aproximadamente 40 pessoas, que saíram pacificamente quando a polícia chegou. Entretanto, alguns ocupantes se revoltaram e atiraram rojões contra policiais e queimaram três ônibus próximo ao prédio da prefeitura da USP. Representantes da PM salientaram que receberam ligações por meio do 190, com a informação de que havia pessoas armadas entre os ocupantes.

O terreno foi invadido no último fim de semana por moradores das comunidades São Remo, Jardim Bonfiglioli e Jaguaré, vizinhas à USP. Eles não fazem parte de nenhum movimento por moradia. Conforme Waldyr Antônio Jorge, superintendente do Hospital Universitário, o terreno será utilizado em programas de desenvolvimento técnico e científico para ensino e pesquisa da universidade. “Qualquer terreno na universidade é de propriedade da USP, mas alguns estão alocados para ensino, outros para pesquisa e outros para unidade de atendimento. O hospital atinge os três níveis”. Waldyr Jorge ressaltou que o terreno não é abandonado e estava cercado.

Por meio de nota, a USP esclareceu que a liminar de reintegração de posse foi concedida domingo (21) e executada hoje, para manter a integridade dos espaços que são patrimônio da Universidade, incluindo a área desocupada . O documento acentua que a USP reconhece a gravidade dos problemas sociais e habitacionais da população, "evidentes na área adjacente já ocupada pela comunidade São Remo”.

>Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário