one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Para Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, emendas "extrapolam o teor da MP" e governo deve analisar “o que é possível ser aceito”.

Imagem:

Compartilhar:

Medidas do governo para baratear tarifa foram destaques do setor elétrico

Criado em 29/12/12 16h07 e atualizado em 29/12/12 16h53
Por Alana Gandra Edição:Tereza Barbosa Fonte:Agência Brasil

Maurício Tolmasquim
Segundo Maurício Tolmasquim, barateamento da energia atende a uma demanda antiga da indústria brasileira (cpfl cultura / Creative Commons)

Rio de Janeiro - O ano de 2012 foi muito importante para o setor elétrico, na avaliação do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim. “Nós tivemos a medida provisória para renovar as concessões, o que vai permitir o barateamento da energia no Brasil. [Isso] marca bastante este ano”.

Segundo Tolmasquim, isso atende a uma demanda antiga da indústria brasileira. “É fundamental para aumentar a competitividade do país”. Ele destacou que as usinas hidrelétricas nacionais têm a característica de apresentar um investimento caro e operação muito barata.

Leia também

Sistema elétrico deve receber cerca de 10 mil megawatts no próximo ano

Redução na conta de energia representará economia de R$ 20 bilhões para consumidores

“Depois de algumas décadas de funcionamento, grande parte dessas usinas está amortizada e, portanto, você pode repassar ao consumidor o benefício de pagar apenas o custo de operação e manutenção daquela planta. Isso vai ser feito”.

A opinião é compartilhada pelos economistas do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ). Para o coordenador do Gesel, Nivalde de Castro, 2012 ficará na história como o ano da reestruturação do modelo implantado em 2004.

“Em 2012, foram efetuados ajustes legais muito importantes pelo governo, com o objetivo de reduzir o custo da energia elétrica brasileira, seja para o consumidor industrial, seja para o consumidor residencial”, destacou.

Essa estratégia, segundo o Gesel, pôde ser adotada porque o modelo de 2004 conseguiu criar uma base de segurança jurídica e de planejamento que tem garantido, por meio dos leilões, expandir a construção de novas usinas e linhas de transmissão, “mantendo o equilíbrio dinâmico entre a oferta e a demanda de energia elétrica, a custos decrescentes, e priorizando fontes de energia renováveis”.

Dentre as principais medidas de ajuste em 2012, o Gesel cita a implementação da nova metodologia de revisão tarifária das distribuidoras, reduzindo a margem de lucro dessas empresas; e a Resolução 455 do Ministério de Minas e Energia, que dará mais transparência às operações no mercado livre, garantindo redução dos preços praticados nesse mercado.

Além dessas, houve a Medida Provisória 577, que determina mais controle da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre o desempenho operacional e financeiro das distribuidoras, estimulando-as a serem mais eficientes; e a MP 579 que, ao renovar as concessões de usinas e linhas de transmissão, permitirá uma redução média de 20% das tarifas de energia elétrica.

Segundo o presidente da EPE, outra demanda da indústria que vai ser atendida pelo governo, dentro da MP 579, é a redução dos encargos setoriais, por meio de aportes anuais do Tesouro Nacional no valor de R$ 3,3 bilhões.

Tolmasquim salientou que tudo isso está sendo feito garantindo respeito aos contratos. “É voluntário da parte das empresas aderirem ou não a essa renovação antecipada a partir de 2013”. Ele deixou claro, porém, que a partir da data final da concessão, que é 2015 para algumas empresas e 2017 para outras, todas as empresas terão que aderir.

O recurso hídrico é um bem da União, que o concede por um período de tempo ao capital privado ou a empresas estatais para construir e operar usinas. Ao fim desse período, o bem volta para a União, que promove então uma nova licitação. “O que se estava propondo era, com a possibilidade de antecipar para 2013 o fim da concessão, em benefício da redução da conta de luz, conceder por mais 30 anos a prorrogação do contrato, automaticamente. Para os que não aceitaram trazer para 2013, vale o que está na lei”, reforçou.

As empresas terão que devolver as usinas ao governo federal, mas poderão participar do novo leilão de concessão. O presidente da EPE observou, contudo, que o preço tende a ser menor, “porque vai ter uma competição a partir daí”.

Maurício Tolmasquim esclareceu que o programa não prejudicará a oferta de energia no Brasil. O leilão de energia efetuado no último dia 14 provou que o programa de redução da tarifa não afastou os investidores.

“A grande oferta, a meu ver, é uma resposta cabal a todos aqueles que falavam que a medida provisória ia afugentar os investidores. Pelo contrário. Nós estamos vendo um interesse muito grande dos investidores de participar do setor elétrico”.

Tolmasquim recordou que o pregão foi disputado por estatais que devolveram ativos, por aquelas que não devolveram e também pelo capital privado nacional e internacional. Com isso, foi atendido a um dos pilares do modelo do setor elétrico, que é a modicidade tarifária – uma tarifa acessível para todos os consumidores.

“A modicidade tarifária estava sendo atendida na parte da energia nova. Como ela é contratada por leilões, estava contratando pelo menor preço. No que diz respeito à energia velha, ainda tinha algo a fazer que foi, justamente, poder capturar para o consumidor o benefício de ter usinas amortizadas e, também, a medida de baixar encargos”.

O governo mantém a intenção de proporcionar uma redução da tarifa de 20% para os consumidores, variando entre 16% e 28%, dependendo do nível de tensão, disse. Ele explicou que, como algumas empresas e estados não aderiram à proposta, “é claro que o governo vai estudar outras medidas para poder atingir a meta estabelecida já em 2013”.

Nivalde de Castro considerou que a decisão do governo foi corajosa, pois criou novos parâmetros para o que fazer quando ocorrer o fim das concessões, em especial das usinas de geração. Estas devem ser remuneradas somente para operação e manutenção, disse o economista da UFRJ.

Como a proposta no segmento de geração só foi aceita pelo Grupo Eletrobras, o Gesel considerou que o maior desafio do governo nessa área será reequilibrar econômica e financeiramente as empresas do grupo, “pois o governo não pode abrir mão desse importante instrumento de política energética”, disse Castro.

Segundo ele, isso se pode avaliar pelo portfólio de investimentos em projetos estratégicos para o sistema elétrico e o desenvolvimento do país, “com destaque para a construção das usinas Santo Antônio, Jirau, Teles Pires e de Belo Monte e os linhões [de transmissão] de longa distância”, indicou Nivalde de Castro.

Entre os pontos negativos registrados em 2012, Maurício Tolmasquim destacou a dificuldade no licenciamento ambiental, “sobretudo na questão indígena”. Ele reconheceu que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentaram avanços no tocante ao licenciamento para os projetos do setor elétrico. “Mas ainda temos alguns entraves no que diz respeito à questão indígena”.

Tolmasquim criticou também a “judicialização” no setor. “Mesmo depois de concedida a licença, você tem muitas ações para tentar barrar o leilão ou a construção da usina. São elementos que aumentam o risco do investidor”, disse.

Edição: Tereza Barbosa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário