one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão que atingiu a região Nordeste e o Pará na última semana, ocorreu por conta de um curto- circuito em um transformador na subestação de Imperatriz, no Maranhão.

Imagem:

Compartilhar:

Demanda por energia sobe 4,9% em janeiro, informa ONS

Criado em 08/02/13 16h52 e atualizado em 08/02/13 17h22
Por Alana Gandra Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

Apagão no Nordeste
Maior aumento da carga em janeiro ocorreu no subsistema Nordeste, com 8,5% (Marcello Casal Jr/ABr)

Rio de Janeiro - Dados preliminares, divulgados hoje (8) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mostram que a energia demandada (carga de energia) do Sistema Interligado Nacional subiu 4,9% em janeiro, em comparação a igual mês do ano passado. Nos últimos 12 meses, foi registrada alta de 4,5%. Em relação a dezembro de 2012, a variação, porém, foi negativa (-0,6%).

O nível de utilização da capacidade instalada da indústria apresentou ligeira elevação em janeiro (84,4% contra 84,1% em dezembro), de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas - superando a média histórica dos últimos cinco anos (83,6%), segundo o ONS.

Leia também

Aneel divulga tarifa de energia residencial com desconto

Decisão sobre desligamento de termelétricas será tomada em abril

Influenciou também o resultado de janeiro as temperaturas mais amenas para esta época do ano, em especial no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 60% da carga total do sistema interligado.

O maior aumento da carga em janeiro ocorreu no subsistema Nordeste (8,5%). Técnicos do ONS explicam que a alta ocorreu em razão do tempo seco nas áreas litorâneas. Com isso, o consumo de energia aumentou por causa do uso e compra de aparelhos de ar-condicionado, sobretudo pelos consumidores residenciais. Em relação a dezembro, a alta atingiu 1,3%. Nos últimos 12 meses, a expansão chegou a 7,3%.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o aumento foi 4,8% contra o mesmo mês do ano anterior. Segundo o ONS, o resultado foi influenciado porque as temperaturas ficaram abaixo das esperadas para o período, reduzindo a demanda de energia para refrigeração. Na comparação com dezembro, houve queda (-1,9%). No acumulado de 12 meses, a carga elevou 4%.

O subsistema Sul registrou taxa de crescimento da carga de 4,3% em janeiro. Em comparação a dezembro, a variação se manteve positiva, mas em menor escala (2%). No período de 12 meses, a expansão da carga alcançou 5,4%. O aumento acompanha o desempenho econômico da região, em especial da agroindústria, salientou o ONS.

Já o subsistema Norte mostrou queda da carga de 1,3% em janeiro em relação a igual mês de 2012, devido à redução temporária do consumo de energia pelos setores de alumínio, níquel e ferro, considerados grandes consumidores. Na comparação com dezembro, o aumento chegou a 0,8%, e no acumulado de 12 meses, alta de 0,6%.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário