one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Camex reduz imposto sobre 250 bens não fabricados no Brasil

Criado em 24/06/14 17h17 e atualizado em 24/06/14 17h36
Por Mariana Branco Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior decidiu reduzir o imposto de importação para 250 bens de capital, informática e telecomunicações não fabricados no Brasil. Duas resoluções publicadas hoje (24) no Diário Oficial da União baixam de 14% para 2% as alíquotas para 240 bens de capital e de 16% para 2% as aplicadas a dez bens de informática e telecomunicações.

Leia mais notícias

Das reduções concedidas para bens de capital, 144 são renovações. Para informática e telecomunicações, oito foram renovadas. As alterações passam a valer nesta terça-feira e vigoram até dezembro de 2015.

De acordo com o ministério, as máquinas e equipamentos com redução de tarifas serão utilizados em projetos como: exploração de óleo e gás com foco no pré-sal e nos campos de águas profundas; implantação de uma fábrica de telas soldadas e arames; aumento da capacidade de triagem e processamento de resíduos sólidos urbanos e comerciais; implantação de uma nova linha de produção de peças plásticas para máquinas agrícolas; aumento da produção de sacolas de papel ou cartão; coleta automatizada de resíduos sólidos domiciliares, entre outros.

Esse tipo de redução faz parte do regime de ex-tarifários, que visa estimular investimentos do setor produtivo nacional por meio de baixas temporárias de alíquotas.  Após solicitação das empresas, um comitê verifica a inexistência de produção nacional e analisa o mérito dos pedidos. No caso das reduções concedidas hoje, as empresas alegaram que os investimentos globais vinculados a elas chegam a US$ 946 milhões.

Os setores mais beneficiados são petróleo, mineração, bens de capital, autopeças e automotivo. Os produtos importados virão principalmente dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, China e Suécia. Em 2014,  já  foram aprovados 1.523 ex-tarifários no país. 

Editor: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário